Técnicos e Piscicultores de Orleans e Urussanga visitam projetos em Gaspar

Nessa terça-feira (12) técnicos e piscicultores dos municípios de Orleans e Urussanga visitaram Gaspar para conhecer os sistemas produtivos da cadeia da piscicultura. A viagem, organizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural em Santa Catarina (Epagri), teve como objetivo mostrar aos participantes os trabalhos e projetos na área da piscicultura desenvolvidos no município.

Os piscicultores visitaram o pesque-pague Silva, na localidade da Garuba, onde puderam conhecer um pouco da gastronomia à base de tilápia. Em seguida, visitaram a propriedade de Paulo Marangoni e Ofélia Campigotto, onde foram vistas as atividades desenvolvidas na piscicultura e alguns equipamentos para automatizar a criação.

Durante a visita, os Engenheiros Agrônomos Henrique da Silva Pires, da Prefeitura de Gaspar, e Josi Prestes, da Epagri, mostraram também alguns projetos em andamento, ressaltando a importância da parceira entre Prefeitura, Aquipar, Epagri, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e iniciativa privada para a boa condução do desenvolvimento da criação de peixes.

Seguindo a programação os criadores visitaram o pesque-pague Fernandão. nas Águas Negras, onde conheceram a unidade de beneficiamento de peixe, transporte e comercialização do pescado e do Programa da Merenda Escolar. Cinco piscicultores participam do programa fornecendo filé de tilápia para todas as creches e escolas municipais.

Segundo o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Gaspar, Henrique Pires “a visita técnica mostrou a importância da piscicultura gasparense na troca de informações e referência no desenvolvimento da piscicultura regional e estadual”. A excursão continuou a programação nos municípios de Ilhota e Itajaí, onde visitaram a Acquasul e a Estação Experimental da Epagri.

Mais informações:
Superintendente de Agricultura e Aquicultura, Alfonso Bernardo Hostert: 3332-2990 ou 8809-2260.