Prefeitura prorroga intervenção do Hospital de Gaspar e transfere atendimentos clínicos do CAR para Pronto Atendimento
A Prefeitura de Gaspar definiu pela prorrogação de intervenção junto ao Hospital de Gaspar por um período de mais seis meses. A assinatura da prorrogação acontece nesta sexta-feira (20), às 14h, no gabinete do prefeito. O objetivo é garantir a continuidade do atendimento à população e a estabilidade financeira da unidade de saúde.
Com mais um processo de intervenção a Secretaria Municipal de Saúde atuará frente à nova dinâmica, transferindo os atendimentos clínicos do Centro de Acolhimento de Risco (CAR) para o Pronto Atendimento do Hospital a partir do dia 30 de maio. De acordo com o secretário de saúde, Cleones Hostins, a intenção é superar as dificuldades financeiras do Hospital e dar sustentabilidade aos serviços de Pronto Atendimento no município.
O processo de intervenção do Hospital de Gaspar iniciou em maio de 2014 e desde então o município já repassou cerca de R$ 6,5 milhões em recursos financeiros para garantir o atendimento.
Os recursos recebidos da União são condicionados a produção do hospital, portanto aumentar o número de atendimentos garantirá que o hospital continue recebendo os valores atuais. Os recursos da União são repassados para o hospital para cobrir despesas com atendimentos, internações e medicamentos. Já o Estado custeia a realização de cirurgias eletivas e incentivos.
Para garantir a qualidade do atendimento haverá um remanejo da equipe interna no hospital, incluindo um profissional médico para atuar junto ao Pronto Atendimento, além da fixação do tempo máximo para avaliação do atendimento dos pacientes.
Com a mudança o CAR ficará com os atendimentos de pediatria, que contará com três pediatras que se revezarão nos plantões. De acordo com o secretário, atualmente os atendimentos de pediatria no CAR ficam entre 30 a 40 pacientes por dia. Já os adultos alcançam 60 pacientes por dia. No Pronto Atendimento do hospital verifica-se a média de 100 atendimentos diários.
Mudanças no hospital desde a intervenção
Desde que a Comissão Interventora assumiu tem trabalhado na estruturação de pessoas e processos, mantendo o pagamento de plantões médicos e salários dos funcionários da Unidade em dia. Além disso, durante este período houve um aprimoramento dos serviços oferecidos à população como a disponibilidade de médicos durante 24 horas. Antes da intervenção eram realizadas em média 30 cirurgias por mês e hoje hospital executa em média 150 cirurgias, com capacidade para continuar ampliando esse número.
Outra conquista foi à inauguração da ala pediátrica, que aconteceu em maio de 2015. A área inaugurada conta com 13 leitos e é composta por quartos para internação, sala de isolamento e dois espaços lúdicos, destinados ao entretenimento das crianças em tratamento.
Considerando o mesmo período entre 2014 e 2015, ou seja, os atendimentos realizados de janeiro a dezembro, houve um acréscimo de 17% no volume de Pronto Atendimento de um ano para o outro. O volume de internação cresceu em 22% e o de nascimentos em 2%. O número de cirurgias cresceu 56%, principal indicador da melhora na estrutura hospitalar.
O governo do Estado possui R$ 432.329, 48 em pendências financeiras com o Hospital, que se referem às cirurgias eletivas do ano de 2015, além de outros R$132 mil de incentivos mensais atrasados, referente aos anos de 2014, 2015 e 2016. Há ainda o repasse de R$600 mil, prometidos pela Secretaria de Estado da Saúde em julho de 2014, que até o momento não ocorreu.
Como fica
– Com a intervenção permanece a atuação da Comissão Interventora, bem como da empresa administradora Amorim & Associados – Consultoria e Saúde – que efetua a gestão operacional da unidade de saúde;
– As consultas médicas de especialidades continuam sendo efetuadas na Policlínica.
O que muda
– O hospital passará a acolher também os atendimentos clínicos, antes realizados no Centro de Acolhimento de Risco (CAR);
– Contratação de mais um clínico para atendimento no Pronto Atendimento por doze horas diárias;
– Reforço na equipe do Pronto Atendimento;
– Informação precisa sobre o tempo de atendimento.
Quando procurar o Pronto Atendimento no hospital
– Casos de emergência e alto risco como fraturas, luxações, entorses, parada cardiorrespitarória, traumatismo, hemorragia intensa, queimaduras profundas e AVC;
– Casos graves sem risco à vida como febre alta, dores fortes de cabeça, alteração de consciência, dores no peito;
– Atendimento 24h
– Casos exemplificativos não limitam o atendimento.
Quando procurar Unidades de Saúde
– Casos simples e doenças crônicas como acompanhamento da saúde de crianças e gestantes, dores com causa conhecida, resfriados e infecções simples, vacinas e encaminhamento para especialistas;
– Horário: das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h30.
Quando Procurar o CAR
– Crianças na idade de 0 a 15 anos incompletos que apresentarem casos graves sem risco à vida como febre alta, dores fortes de cabeça, chiados no peito e alterações respiratórias leves. Quadro alérgico leve, diarreia e vômitos intensos;
– Horário: 8h às 17h
Mais informações:
Secretário de Saúde, Cleones Hostins: 3703-3700 ou8827-0162