Prefeito de Gaspar se mobiliza contra suspensão das cirurgias eletivas
O Prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, junto com outros prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), manifestou repúdio à ação do Estado de suspender a campanha de cirurgias eletivas e do aparelho da visão. Sem os mutirões, o cidadão ficará mais tempo na fila de espera, pois as cirurgias eletivas não são consideradas de emergência. A ação de repúdio aconteceu na quinta-feira (19) na assembleia geral da AMMVI.
Preocupados com o impacto que a medida vai causar na assistência à saúde pública e à manutenção de muitos hospitais de pequeno porte na região, os prefeitos deliberaram por mobilizar lideranças políticas para buscar novas tratativas com o governo estadual. O mutirão incentivou hospitais de menor porte a absorverem essas cirurgias, contratando profissionais, otimizando leitos e aumentando a receita.
Nos próximos dias, os prefeitos devem oficializar ao Poder Executivo e Legislativo estadual quanto à insatisfação da decisão de cancelamento das cirurgias eletivas e agendar reuniões para estabelecer novas tratativas. Segundo o presidente da Ammvi e prefeito de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli, há meses a entidade tem solicitado audiência com o governador Raimundo Colombo para discutir, dentre outros assuntos, sobre a saúde pública, porém até o momento não houve retorno.
A fim de evitar a judicialização dos procedimentos, os prefeitos buscarão ainda que o governo estadual leve em consideração a série histórica de cada município, pois a partir de tais números houve a contratação de profissionais para a realização dos mutirões.
“Os Municípios não têm como arcar com mais despesas na saúde pública, pois já investem muito além do limite constitucional na área e cabe a cada Ente federado o cumprimento de suas responsabilidades”, finaliza o presidente da Ammvi.
Mais informações:
Prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi: 8836-9336
Informações: Assessora de Comunicação Social da AMMVI, Michele Prada