Tocha Olímpica passará no dia 12 de julho por Gaspar

A Tocha Olímpica chegou ao Brasil no dia 3 de maio, em Brasília, e em 12 de julho o símbolo esportivo passará por Gaspar. Neste dia a tocha sairá de Biguaçu e percorrerá Balneário Camboriú, Itajaí, Ilhota, Gaspar e Blumenau, onde passará a noite. Em Gaspar o trajeto vai começar na Rua Itajaí e seguirá até a escadaria da Igreja Matriz, onde será realizada uma cerimônia de 15 minutos para celebrar a passagem da tocha pela cidade.

O revezamento contará com a participação de oito condutores que irão percorrer o trecho de cerca de 1km com o fogo olímpico. Os revezadores foram selecionados pelos três patrocinadores oficiais dos jogos, pela Prefeitura de Gaspar e por um concurso de redação organizado pelo Ministério da Educação. Durante o revezamento alguns alunos da rede municipal de ensino formarão um cordão representando todos os países participantes das Olimpíadas Rio 2016.

Conheça quem irá conduzir a tocha em Gaspar:
A Prefeitura de Gaspar escolheu dois condutores, Pierre-Charles John Peterson Brusly e Jonas Junckes. Pierre nasceu no Haiti e resolveu sair de seu país para melhorar de vida. Seu primeiro destino foi Buenos Aires, na Argentina, onde ficou por cinco meses. Em seguida, veio para Gaspar, onde está desde fevereiro de 2015, morando no bairro Gaspar Mirim.

Já Jonas é natural de Gaspar, tem 28 anos e pratica o esporte de Corrida de Aventura e Orientação. O atleta já representou a cidade em competições pelo Brasil e em países como Escócia, Portugal, Croácia, Eslovênia, Hungria, República Tcheca, Uruguai, Nova Zelândia e Belize.

Em 2008 começou a estudar Educação Física e realizou a sua primeira prova expedicionária, com 5 dias de duração. O resultado da prova rendeu ao atleta o convite para fazer parte da melhor equipe do sul do Brasil, no mundial de Corrida de Aventura. No ano seguinte fez sua primeira viagem internacional, conquistando o 3º lugar na Escócia.

O ano de 2010 trouxe para Jonas o vice-campeonato no Multisport Brasil, que reuniu os melhores corredores de aventura e triatletas do país. Em 2015 entre os destaques das competições que Jonas participou estão as duas expedições com mais de 5 dias sem paradas, uma no Rio Grande do Sul, quando o atleta conquistou o 1º lugar, e outra no Paraguai, em uma prova de mais de 600kmm quando o atleta ficou em 3º lugar . 

O Bradesco, patrocinador oficial, foi responsável por selecionar um dos condutores. A escolha foi feita por meio da promoção Chama que Transforma, onde pessoas indicavam histórias de outras pessoas que representassem os valores olímpicos. A senhora Lucila Colzani foi indicada por sua neta Letícia Schlindwein, que garante que sua avó é “a prova viva de que o esporte é sinônimo de saúde e alegria”. Lucila tem 95 anos, é natural de Brusque, campeã catarinense de bolão, faz natação e joga vôlei.

A Nissan foi a primeira patrocinadora a lançar o programa de recrutamento dos candidatos. A campanha Rota da Tocha começou a receber inscrições em julho de 2015 em busca de pessoas atrevidas, inovadoras e criativas, que se superam para atingir seus objetivos ou ajudar aos outros. A escolhida para conduzir a tocha foi Mari Inez Testoni Theiss, que cadastrou sua história com Gaspar pela internet. Mari Inez gosta de se atrever a novas oportunidades, como em 2009 quando assumiu a Defesa Civil do município. Ela atua em momentos emergenciais e procura criar a cultura de prevenção nos gestores públicos e na sociedade.

Três outros condutores foram selecionados pelo concurso de redação lançado pelo Comitê Nacional da Tocha Olímpica com o tema “o Brasil e os Jogos Olímpicos”. A competição aconteceu na escola Dolores Luzia dos Santos Krauss e no Instituto Federal de Santa Catarina, ambas selecionadas pela qualidade de ensino. Eduarda Soares Cerutti, do 6º ano, e Juliara Elza Mendonça, do 8º ano, foram as autoras das duas melhores redações e no IFSC a vencedora do concurso foi a aluna Nayana Dal-Ri.

A Coca-Cola, patrocinadora oficial do revezamento, ainda não disponibilizou a pessoa selecionada.

O objetivo do revezamento é espalhar os valores olímpicos de amizade, excelência e respeito por todo o país. O fogo olímpico passa pelos 26 estados e pelo Distrito Federal, são 329 municípios e mais de 20 mil quilômetros de revezamento.  No dia 4 de agosto a tocha chegará ao Rio de Janeiro onde acenderá a pira olímpica e dará início a Olimpíada Rio 2016.

Mais informações:
Vice-prefeita de Gaspar, Mariluci Deschamps Rosa: 8836-8872