Vacina contra febre amarela está disponível somente pessoas que vão viajar para áreas de risco
Considerando o surto de febre amarela em curso no Estado de Minas Gerais e os inúmeros municípios de Santa Catarina com risco para a doença, a Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que reforçou a vigilância para a possibilidade do aparecimento de casos, em especial aqueles que provêm de áreas de risco de transmissão do vírus.
Desta forma, quem apresentar quadro febril agudo (até 7 dias), de início súbito, acompanhado de icterícia (“amarelão”) e/ou manifestações hemorrágicas, residentes ou procedentes de áreas de risco para febre amarela nos últimos 15 dias, vacinados ou não, são considerados suspeitos para a doença e deverão buscar atendimento de saúde para esclarecimento da situação. Até o momento, a Secretaria de Saúde de Gaspar informa que não recebeu notificações de casos suspeitos.
Para quem for viajar para áreas com risco da doença, a recomendação é de se imunizar com pelo menos dez dias de antecedência, principalmente quem pretende realizar atividades em áreas silvestres, rurais ou de mata. Idosos, gestantes e lactantes devem ser avaliados previamente antes de serem imunizados.
ATENÇÃO: A vacina contra a febre amarela está disponível para as pessoas com viagem marcada para áreas de risco, no Posto de Saúde do Centro, localizado a Rua Augusto Beduschi, 130, Centro, telefone: 3332-9173. O horário de atendimento da unidade é das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.
A lista completa dos municípios com recomendação de vacina está disponível em: http://migre.me/vUns8