Gaspar e INVESTE SC – Fiesc reforçam parceria e buscam atrair novos investidores para o município
A prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Renda realizou visita na agência FIESC-INVESTE SC em Florianópolis na última sexta-feira, dia 3.
O secretário da pasta, Celso de Oliveira e o diretor geral de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Schnaider Pedrini, se reuniram com Diogenes Feldhaus, presidente da agência e Guillermo Dávila, pesquisador que integra o quadro da FIESC-INVESTE SC. “Foi um encontro extremamente produtivo, temos certeza de que conseguiremos alavancar ótimos resultados e assim trazer investimentos importantes para Gaspar”, salientou Celso de Oliveira.
Investe SC – FIESC
A agência é uma parceria do Governo do Estado com a Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC, e iniciou as atividades em novembro de 2015. O principal objetivo é fomentar a instalação de empresas em Santa Catarina além de ajudar a desenvolver as que já funcionam no estado.
Com pouco mais de um ano de atuação no estado a agência já conta com 118 empresas cadastradas e instituições parceiras, com interesse em investir em Santa Catarina. Dessas, 25 têm projetos de investimentos e estudam instalá-los no estado, 8 estão em processo de implantação avançado e duas já operam com o suporte de acompanhamento da agência. Outras 74 empresas estão em contato com prospecção de negócios em terras catarinenses. Os empreendimentos somam R$ 5,6 bilhões de investimentos em potencial e projetam a geração de 5.716 postos de trabalho.
Os investimentos são de empresas nacionais e internacionais. Das 118 empresas, 70 tem capital predominantemente brasileiro e 48 delas capital estrangeiro. Os investimentos estão concentrados nas áreas de alimentos e bebidas (17), automotivos e autopeças (14), energia (14), economia do mar (9), construção civil e imobiliária (6), saúde e cosméticos, têxtil e confecções (6).
De acordo com Guillermo Dávila, pesquisador da Investe SC, a expectativa para 2017 é intensificar e formalizar a relação entre a agência e as prefeituras catarinenses. “Com um banco de dados atualizado e bem embasado poderemos agilizar as parcerias com os investidores. O contato com Gaspar foi altamente positivo, pois assim teremos subsídios para apresentar o município aos investidores em potencial”.
Mais informações: 3331 6362, Celso de Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico e Renda ou Eduardo Schnaider Pedrini, diretor geral de Desenvolvimento Econômico.