Exposições no Coreto Municipal valorizam fotografia e literatura
A Prefeitura Municipal de Gaspar através da Secretaria da Educação juntamente com a Biblioteca Municipal Dom Daniel Hostin promove a temporada de exposições no piso térreo do Coreto Municipal localizado ao lado da Praça Getúlio Vargas, no centro.
A primeira fase da exposição traz fotografias registradas por fotógrafos da cidade que integram o Foto Clube Gaspar e mostra paisagens, eventos e atrações turísticas da cidade. A exposição iniciou no dia 18 de março em homenagem aos 83 anos de Aniversário de Gaspar, as fotos ficarão expostas até o dia 2 de abril.
Em abril a exposição será inspirada na literatura. De 3 a 16 de abril, as obras das escritoras e ilustradores Elma Maria Fonseca de Lima e Janaina Tokitaka que estarão no 15º Movimento de Distribuição de Leitura na Praça e 13ª Feira do Livro de Gaspar estarão à disposição de quem visitar o coreto.
Na segunda quinzena de abril, de 17 até 1º maio as obras de Monteiro Lobato serão expostas em comemoração ao nascimento do escritor e o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril).
Mais sobre as exposições
Foto Clube de Gaspar – Fundado em 11 de agosto de 2001, foi criado por amantes da fotografia e constituído oficialmente em 11 de fevereiro de 2004. O Foto Clube Gaspar tem como finalidade a divulgação da cultura através da fotografia, promover, estimular, propor e apoiar medidas que permitam às pessoas terem conhecimento e aprimoramento, promovendo ou realizando palestras, encontros, seminários, convenções, cursos, concursos e afins. O Foto Clube Gaspar, entidade sem fins lucrativos, conta atualmente com onze integrantes das mais variadas áreas de serviços, tendo como presidente Leandro Pompeu Fuck Negosek, promovendo e participando ainda de exposições nacionais e internacionais e mantendo uma exposição permanente no Hospital Nossa Senhora do Perpetuo Socorro de Gaspar.
Elma Maria Fonseca de Lima e Janaina Tokitaka
Janaina Tokitaka formada em Artes Plásticas pela ECA-USP, nasceu em São Paulo – SP, cidade onde mora. Dos livros que ilustrou/escreveu, podemos citar: Lobo de estimação, Monstrotaro, Eu, Coelhos Lunares, Aquarela, Escola de Monstro e outros.
Elma Maria Fonseca de Lima nasceu em Pernambuco e mora, atualmente, em João Pessoa (PB). É formada em Serviço Social, Relações Públicas e também em Artes Plásticas. Livros da ilustradora e autora: O dono da bola, O fusquinha cor-de-rosa; Trem chegou, trem já vai; A cozinha da Maria Farinha; Disse me disse; Tabuleiro da baiana; Cantorias sem fim; entre outros.
Dia Nacional do Livro Infantil
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Lobato deixou um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV acompanhado por milhares de pessoas no Brasil e no mundo.
Mais informações: secretária de Educação, Zilma Benevenutti – 3331-1900 / Liliana M. dos Santos, mediadora de leitura, 3331-6314