Gaspar recebe visita de profissionais da Defesa Civil de Blumenau
A Prefeitura Municipal de Gaspar recebeu a visita do Secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau, Rodrigo Quadros e da equipe formada por profissionais da Defesa Civil e Geologia de Blumenau.
O encontro aconteceu nesta terça-feira (28) no gabinete. O grupo foi recebido pelo prefeito Kleber Wan-Dall, pelo coordenador de Defesa Civil de Gaspar, Rafael Araujo de Freitas e pelo agente Luis Mario da Silva, que tem 10 anos de experiência na Defesa Civil do município.
A agenda foi solicitada pelo prefeito Kleber Wan-Dall ao prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, quando o chefe do executivo blumenauense esteve prestigiando o desfile dos 83 anos de aniversário de Gaspar, no último dia 18. “Nossa realidade geográfica é parecida e Blumenau conta com um know how reconhecido nacionalmente sobre defesa do cidadão, por isso solicitei ao prefeito Napoleão Bernardes esta aproximação, e ele prontamente nos atendeu”, comentou o prefeito.
Na pauta da reunião, os bons exemplos aplicados pela Defesa Civil de Blumenau que podem ser seguidos em Gaspar. A equipe da Defesa Civil de Gaspar apresentou aos profissionais, o último estudo realizado no município. A análise aplicada em 2014 mapeou as 58 áreas de risco, de onde foram extraídas as cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações, ou seja, os estudos técnicos relacionados a deslizamentos e enchentes no município.
Depois da reunião no gabinete, o grupo seguiu para o bairro Margem Esquerda na localidade do Sertão Verde. Os técnicos estiveram nas proximidades do terreno onde ficava localizada a Escola Professora Angélica de Souza Costa, que teve o antigo prédio atingido por deslizamentos em 2008. A comitiva esteve em outra área de risco também no Sertão Verde, que registrou um grave desmoronamento no mesmo ano. Blumenau conta com uma equipe especializada de geólogos que podem contribuir nas ações realizadas em Gaspar. A partir de agora a cidade vizinha deve avaliar de que forma pode contribuir com os estudos e trabalhos desenvolvidos em Gaspar.
Outra vantagem é que com a aproximação entre os profissionais da Defesa Civil das duas cidades, exemplos positivos de obras estruturantes e não estruturantes, como ações preventivas e de conscientização, podem ser aplicadas para a comunidade gasparense a exemplo de Blumenau.
Mais informações: prefeito Kleber Wan-Dall – 3331.6325 / Rafael Araujo de Freitas, coordenador de Defesa Civil – 3331.1899