Coleta seletiva volta a ser realizada no município
O Samae de Gaspar comunica que a partir desta segunda-feira (17), o serviço de coleta seletiva de resíduos recicláveis será restabelecido em Gaspar. Após algum tempo de estudo e planejamento, a autarquia lançou o edital de licitação Pregão Presencial nº 07/2017, que prevê a execução dos serviços de coleta convencional e seletiva, bem como a destinação dos resíduos recicláveis por uma só empresa.
O certame ocorreu no dia 14/03 e a empresa vencedora foi a Transólido Transportes de Resíduos. O Samae informa ainda que a freqüência da coleta seletiva será de uma vez por semana em cada bairro e seguirá o mesmo cronograma executado antes da suspensão do serviço.
Para o Diretor-Presidente do Samae, José Hilário Melato, o novo contrato gerará economia para a autarquia, visto que trata-se de uma única empresa que realizará ambos os serviços, “estamos confiantes que este novo formato de contratação nos trará benefícios econômicos, mesmo que as coletas sigam independentes, o contrato com apenas uma empresa prestadora dos serviços facilitará a gestão e fiscalização dos serviços pelo município”.
Outras informações podem ser consultadas através do site (samaegaspar.com.br/servicos_residuos.php), facebook (@samaegaspar) ou pelo telefone 3332-1155.
Contrato Emergencial
Em meados do mês de novembro de 2016, a empresa Reciclar, que realizava a compra e a triagem de resíduos recicláveis provenientes da coleta seletiva de Gaspar, comunicou o Samae que não tinha mais interesse em receber os materiais. Após essa comunicação, ela interrompeu definitivamente o recebimento dos resíduos, sem dar prazo para o município contratar nova empresa. Por não haver uma segunda classificada na licitação de alienação dos resíduos recicláveis e tempo hábil para iniciar um novo processo de contratação no ano 2016, o Samae pediu a suspensão do serviço de coleta seletiva.
Como medida paliativa e temporária até a nova contratação dos serviços através de licitação, a empresa que realizava a coleta convencional também recolhia os resíduos recicláveis que estivessem dispostos nos dias da coleta convencional, para que não ficassem acumulados nas ruas. Toda as cargas passavam por uma triagem, para que parte dos recicláveis fossem reaproveitadas.
Cronograma
A coleta seletiva seguirá o cronograma estabelecido no último ano, conforme abaixo.