Campeonato Catarinense de Wrestling acontecerá neste sábado (22) em Gaspar
A Prefeitura Municipal de Gaspar através da Fundação Municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer informa que será realizado neste sábado pela primeira vez na região do Vale do Itajaí o Campeonato Catarinense de Wrestling, com apoio da Confederação Brasileira de Wrestling – CBW.
De acordo com a organização a expectativa é de que mais de 40 competidores participem do evento. Segundo o professor Douglas José de Freitas, que coordena o projeto de aulas de Jiu-Jítsu e luta olímpica no município, no campeonato estarão presentes vários atletas da região, como profissionais de MMA de Balneário Camboriú, Blumenau e de Gaspar.
“Um dos esportistas que estará no município é Alberto Uda, ex-atleta do UFC, campeão mundial de jiu-jítsu e de muay thai na Tailândia. Contaremos também a participação dos atletas do Centro de Treinamentos Thai de Gaspar Ítalo Mazzi, Luciano Lula e Ricardo Canela,” reforça.
O Campeonato Catarinense de Wrestling começará neste sábado (22) às 13h, no Ginásio Prefeito João dos Santos localizado na rua Itajaí, nº 2300, no bairro Poço Grande. A pesagem é das 9h as 12h30. Os vencedores do campeonato receberão medalhas e kits contendo materiais para usarem em lutas futuras. Qualquer pessoa pode participar das lutas ou acompanhar o evento. A entrada é um quilo de alimento.
Mais informações: Diretor-Presidente da FME, José de Carvalho Junior – 3332.2679 / Professor Douglas José de Freitas: (47) 99981-4123
Wrestling
Também conhecida como luta livre, é o esporte mais antigo do mundo e estreou nos Jogos Olímpicos da era antiga no ano de 704 a.C. Segundo escritos e esculturas da época os atletas lutavam nus e com mistura de azeite de oliva e terra no corpo. O objetivo era derrubar o adversário três vezes. Era considerado queda quando o oponente tocava as costas, o ombro ou o tórax no solo e não havia limite de tempo. Ainda era feita uma divisão de faixa etária, entre rapazes e adultos.
O esporte permaneceu nos Jogos Olímpicos até o fim dos Jogos Olímpicos da antiguidade. Com o domínio do Impero Romano sobre os gregos e o posteriormente o fim dos Jogos Olímpicos, a luta permaneceu na cultura romana e atravessou os séculos, fator que explica a adoção do termo greco-romano a um dos estilos da luta olímpica.
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram extintos por ordem do Imperador Teodósio em 393 d.C., no entanto, em virtude da extensão do Império Romano, dividido entre ocidente e oriente, a disseminação da luta estava mais do que garantida.
A Luta Olímpica é um dos poucos esportes populares nos quatro cantos do planeta. No continente americano Cuba e Estados Unidos são considerados potências. Na Europa, Rússia e os países ex-integrantes da União Soviética estão sempre nas primeiras colocações. Já no Oriente Médio e África,Irã e Egito, respectivamente já conseguiram medalhas olímpicas. Na Ásia, China, Coreia do Sul e Mongólia aparecem com destaque. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, 17 diferentes países obtiveram medalhas.
Fonte: http://cbw.org.br/