Abertura do calendário do movimento “Maio Amarelo” em Gaspar

          A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio do Ditran, realizou na manhã desta terça-feira (2) a abertura oficial do calendário do “Maio Amarelo”, um movimento nacional que visa levar conscientização sobre o trânsito. Em 2017, o tema do Maio Amarelo é “Minha Escolha faz a Diferença”.
        Participaram da solenidade o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Ditran, 23º Batalhão de Infantaria e dezenas de crianças de escolas da cidade. Nos próximos dias todas as atividades serão voltadas à conscientização no trânsito, com palestras, blitze educativas, simulações e ações especiais, sempre com a intenção de promover a segurança no trânsito.
         “Todos nós somos peças fundamentais no trânsito. Cada um deve fazer a sua parte, desde o pedestre até o motorista, e mudar hoje a realidade das estatísticas de acidentes e mortes nas ruas e rodovias da nossa cidade,” afirma o prefeito Kleber Wan-Dall.
           A Polícia Militar esteve presente com uma mini pista de trânsito para promover a orientação com as crianças. A Banda do 23° Batalhão de Infantaria do Exército fez uma apresentação especial. Ainda durante o lançamento do movimento aconteceu uma simulação de um acidente de trânsito com a participação do Corpo de Bombeiros e Ditran, em que uma “vítima” precisou ser removida das ferragens.
         “Precisamos mudar a cultura do trânsito com as crianças e os adolescentes com campanhas e projetos que façam esse cenário mudar nos próximos anos. São os pequenos os responsáveis por um futuro melhor,” ressalta o Tenente do Corpo de Bombeiros de Gaspar, Jéferson Luiz Machado.

 

Confira a programação do “Maio Amarelo”:

 

 

Maio Amarelo no Brasil

 

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

 

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

 

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

 

Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

 

O MAIO AMARELO quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor da “atenção pela vida”.

 

Fonte: www.maioamarelo.com