Mais de 150 pessoas compareceram à 1ª Conferência de Saúde das Mulheres

       A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (11) a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. O evento aconteceu no Ginásio da Apae e contou com mais de 150 mulheres e homens. Juntos os participantes debateram sobre o fortalecimento do controle social e as políticas públicas de saúde das mulheres, principalmente no município.
        A conferência teve como convidadas especiais duas mulheres fortes, com personalidade única e que desenvolvem um trabalho com meninas, jovens e senhoras. Clair Castilhos Coelho, farmacêutica-bioquímica, sanitarista e professora da Universidade Federal de Santa Catarina, e Geórgia Martins Faust, formada em Pedagogia, pós-graduada em Neuropsicopedagogia e presidente do Instituto Nísia Floresta.
       “A saúde da mulher em primeiro lugar, sempre! Temos que lutar, batalhar, fazer e promover ações como esta que auxiliam no desenvolvimento de políticas públicas para elas, de mais igualdade de gênero. Precisamos cada vez mais empoderar as mulheres,” completa a secretaria de Saúde, Dilene Jahn Mello.
        Durante a tarde foram elaboradas propostas que deverão ser encaminhadas para a etapa estadual da conferência, que será realizada dias 13 e 14 de junho em Florianópolis, e que será baseada em quatro eixos: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;  o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e políticas públicas para as mulheres e a participação social.
         Delegadas foram eleitas nesta etapa para representarem Gaspar no Estado. A última fase é a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que acontecerá de 1 a 4 de agosto, em Brasília.
        “Parabéns a todas as envolvidas com o evento, com certeza precisamos de mais atividades como esta em nosso município. Fomentar ações de cunho feminino com participação ativa do poder público e da sociedade,” ressalta o vice-prefeito, Luis Carlos Spengler Filho.

Mais informações: Secretaria de Saúde, Dilene Jahn Mello – 3703-3700