Diminui lista de faltas dos medicamentos fornecidos pela Saúde

           A Prefeitura Municipal de Gaspar por meio da Secretaria de Saúde passará a informar semanalmente, a partir desta segunda-feira (22), a lista de medicamentos faltantes na rede municipal.

           Ao todo, a lista de medicamentos fornecidos à população é de 214 itens. Em janeiro desde ano a lista apontava 23 medicamentos faltantes, em março o número passou para 20, em abril diminuiu para 15, e atualmente a lista de medicamentos em falta é de 9 itens.  

       Os números mostram resultado positivo alcançado em menos de cinco meses, pela Secretaria de Saúde, pois atualmente 4,2% dos medicamentos da lista estão em falta. No decorrer do período, de janeiro a maio, foram 61% de queda nos remédios faltantes.

       Para ter acesso aos medicamentos fornecidos pela rede municipal, o usuário deve ser comprovadamente residente no município, ter receituário SUS e possuir cadastro no sistema SIGSS (sistema de gestão)

    As unidades de saúde fornecem medicamentos básicos, exceto medicamentos controlados e os pertencentes a algum programa específico do Governo. Já os medicamentos controlados; medicamentos para tratamento de doenças sexualmente transmissíveis; medicamentos excepcionais; de alto custo e judiciais; que possuem protocolos e/ou necessitem da presença do farmacêutico são dispensados na Farmácia Central, anexa a Unidade de Saúde do Centro ao Posto do Centro.

         De acordo com a secretária de Saúde, Dilene Jahn Mello, a meta é zerar a lista. “Estamos trabalhando para que essa lista seja zerada o quanto antes, dependemos ainda de alguns fornecedores, mas temos certeza de que em breve a população terá a disposição a lista completa”, ressalta.

          No mês de abril, foram dispensados 810.674 itens da lista, o que representa 7.342 usuários do SUS, atendidos em Gaspar. Confira abaixo a lista de faltas, atualizada em 22 de maio de 2017:

Medicamento

Apresentação

Classe terapêutica

ALOPURINOL 100 mg

comprimido

Redução do ácido úrico (gota)

AMIODARONA 200 mg

comprimido

Antiarrítmicos

ANLODIPINO 5 mg

comprimido

Anti-hipertensivo

BROMAZEPAM 3 mg

comprimido

Ansiolítico

CARBIDOPA 25mg LEVODOPA 250mg

comprimido

Antiparkinsonianos

CARBONATO DE CÁLCIO VITAMINA D

comprimido

Osteoporose

CETOCONAZOL 20mg/g

creme

Antimicótico

MEBENDAZOL frasco

gotas

Anti-helmíntico

CLONAZEPAM frasco

gotas

Ansiolítico

 Mais informações: secretária de Saúde, Dilene Jahn Mello – 3703.3700