Mais de 150 alunos se formam no Projeto Cidadão Consciente
A manhã desta quarta-feira (28) foi diferente para os alunos da Escola Vitório Anacleto Cardoso. Quem passou pela rua Pedro Simon, no bairro Margem Esquerda, bem perto da Ponte do Vale, ficou impressionado com o cenário. Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma moto com duas vítimas feridas, além disso, outra pessoa envolvida na batida estava em visível estado de embriaguez.
Uma situação real, porém, encenada através de uma simulação pelos estudantes do Projeto Cidadão Consciente “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, que formou mais de 150 alunos das turmas do 8º e 9º ano do educandário.
As aulas do projeto foram ministradas pelo bombeiro militar, Gil Vicente. O objetivo da ação é mostrar às crianças e adolescentes como são realizados os atendimentos em casos de emergência, ensinamentos sobre cidadania, ética, meio ambiente, normas de trânsito, além de conhecer os equipamentos usados pelos bombeiros numa ação de socorro.
“Segundo pesquisas recentes, o Corpo de Bombeiros é hoje a instituição de maior credibilidade no país. E isso vemos aqui com este projeto que levará ensinamentos práticos para a vida dessas crianças,” enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico e Renda, Celso de Oliveira.
Após a simulação, aconteceu a solenidade de formatura que contou com a participação de diversas autoridades do município. Em seguida, o tão esperado momento da formatura: o banho de mangueira.
“O futuro da nossa cidade são esses pequenos cidadãos, que, a partir de agora, levarão para toda vida ensinamentos para um trânsito mais seguro e consciente. Parabéns ao Corpo de Bombeiros e pela escola por proporcionarem oportunidades como esta para os alunos,” completa o prefeito, Kleber Wan-Dall.