Comitiva de Gaspar visita Cidade do Idoso em Chapecó

      Nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20), uma comitiva da Prefeitura Municipal de Gaspar, visitou o complexo multiuso da Cidade do Idoso, localizada em Chapecó, no Oeste catarinense. O grupo formado pelo prefeito, Kleber Wan-Dall, secretário de Assistência Social, Ernesto Hostin, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Andréa Schramm e a primeira-dama, Leila Wan-Dall, viajou aproximadamente 490 quilômetros para conhecer o trabalho realizado no município chapecoense.

    A comitiva gasparense foi recepcionada pela secretária de Assistência Social, Ulda Baldissera, a coordenadora da Cidade do Idoso, Ivete Scapinello e a esposa do vice-prefeito, Élio Cela, Jane, que mostraram todas as dependências e o trabalho realizado no local com o público da terceira idade.

      “Acompanhamos todos os detalhes do dia a dia e os procedimentos realizados na Cidade do Idoso. O trabalho desenvolvido em Chapecó é louvável e exemplo para todo Brasil. Com certeza, iremos aderir as ideias daqui e adaptaremos para nossa realidade em Gaspar, fortalecendo o trabalho com os nossos idosos. Vimos na Cidade do Idoso, exemplos de vitalidade e muito bom humor.,” reforça o prefeito, Kleber Wan-Dall.

 

Cidade do Idoso

 

     Referência nacional à terceira idade, a Cidade do Idoso foi criada em 2008, no Parque Tancredo Neves (Efapi), em Chapecó. A população com 60 anos ou mais procura o complexo para se divertir, avaliar a saúde, se exercitar, conhecer pessoas e fazer novos amigos. O local oferece uma clínica para avaliação médica e odontológica. Antes de participar das atividades, os idosos passam por um check-up geral para identificar doenças já existentes ou potenciais riscos de desenvolverem patologias cardíacas e ortopédicas, entre outras. Depois, os visitantes podem participar de diversas atividades físicas, incluindo ginástica, musculação, pilates, caminhada orientada e hidroginástica com piscina aquecida.

     Diversão: jogo de cartas, dominó e bocha em uma cancha exclusiva e sala de jogos. Para promover a integração entre os participantes, são realizados torneios internos periódicos em diferentes modalidades. A música e a dança também estão presentes, são oferecidas aulas de dança, música e canto.

     Estudo: a Cidade do Idoso oferece a sala de alfabetização e aulas de informática básica.Há ainda alimentação completa e balanceada na cozinha comunitária. A estrutura conta com banheiros adaptados e corrimões para auxiliar no deslocamento e evitar a queda dos idosos.

     O complexo é mantido com recursos da Prefeitura de Chapecó. O atendimento técnico e profissional é realizado por voluntários e servidores municipais.