Vacina BCG volta a ser aplicada em recém-nascidos no Hospital de Gaspar

     A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que as vacinas BCG (contra formas graves de tuberculose) e de hepatite B voltaram a ser aplicadas no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Hospital de Gaspar, uma sala de vacinação foi montada na unidade de saúde para aplicação das doses. A partir de agora as imunizações serão realizadas no hospital.

     “Por meio de um esforço mútuo conseguimos disponibilizar novamente no hospital a vacinação nos recém-nascidos. Com a imunização no local do nascimento das crianças, possibilitaremos mais conformo às mães e preconizando a saúde do bebê, evitando o deslocamento a uma unidade de saúde,” ressalta a secretária de Saúde, Maria Bernadete Tomazini.

           

Vacina BCG

 

      A vacina BCG é composta pelo bacilo de Calmette & Guérin, obtido pela atenuação do Mycobacterium bovis, umas das bactérias que transmitem a tuberculose. Ela é considerada obrigatória e deve ser tomada o mais cedo possível. A vacina é feita sob o esquema de dose única, normalmente aplicada no recém-nascido. Quando isso não é possível pode ser aplicada em qualquer idade após o primeiro mês de vida.

      Essa vacina previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa, que ataca mais frequentemente os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro). A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, aglomerações é o principal fator de transmissão.

       O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde recomenda atualmente a vacinação universal das crianças contra tuberculose. Ela pode ser tomada por crianças com sorologia positiva de HIV que não apresentam sintomas, ou filhos de mulheres soropositivas assintomáticas.

 

Mais informações: Secretária de Saúde, Maria Bernadete Tomazini – 3703.3700