Biblioteca ficou lotada na sexta-feira, dia 25, durante o “Café, Conto e Poesia”

Emoção, diversão e muita cultura. Assim foi a noite de sexta-feira, dia 25, durante a 11ª edição do “Café, Conto e Poesia”, que aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin, no centro.

O evento cultural é promovido pelo Grupo “Amigos da Leitura”, formado há 15 anos na cidade. Nesta edição o tema central da noite foi o resgate de memórias e histórias da Estrada de Ferro Santa Catarina, até hoje presente em Gaspar.

Já na porta de entrada, os convidados passavam por um trilho de trem estilizado, na recepção da biblioteca. Um painel com fotos, reportagens e registros históricos despertavam o interesse e a curiosidade de todos. As prateleiras dos livros deram lugar a mesas onde foi servido um delicioso café. O Grupo “Amigos da Leitura” apresentou sketches teatrais, declamou poesias, cantou e principalmente encantou a plateia que aplaudia entusiasmada cada apresentação.

De acordo com a coordenadora da biblioteca e integrante do grupo, Lucia Kistner, o evento alcançou as expectativas e foi motivo de alegria para toda organização. “Fomos felizes na escolha do tema, as histórias sobre a Estrada de Ferro ainda estão muito vivas e isso ajudou a despertar memórias e emoções do público, foi gratificante ver a reação de cada um”, revela Lucia.

O prefeito Kleber Wan-Dall esteve com a família no evento e resaltou a importância de preservar as memórias e a cultura de Gaspar. “Ouvir as histórias e entender como foi o nosso passado, possibilita mantermos viva a nossa história. Esta noite me despertou memórias que meu avô contava sobre o trem, foi uma verdadeira viagem no tempo, temos o dever de preservar e transmitir este conhecimento para nossos filhos e netos”.

O fotógrafo e um dos fundadores do Foto Clube Gaspar, Luiz Eduardo Schramm, apresentou uma coleção de fotos em que estão preservadas imagens de prédios históricos, alguns que não mais existem na cidade, como o da primeira igreja católica que foi demolida e deu lugar a nova, que conhecemos hoje.

O “Café, Conto e Poesia” reuniu mais de 70 pessoas e é organizado pelo grupo “Amigos da Leitura”, composto por 18 pessoas.

 

Grupo Amigos da Leitura

 

Criado em 20 de agosto de 2002, o Grupo Amigos da Leitura é formado por educadoras que se dedicam aos estudos sobre leitura, literatura, livros e formação de leitores. A prática da leitura tem importância fundamental para a formação de uma sociedade diferenciada capaz de interagir e intervir de forma consciente e participativa, questionando, sugerindo e propondo soluções nas mais diversas situações do cotidiano. O grupo organiza o Café, Conto e Poesia, a Semana Nacional do Livro, a Feira do Livro e a formação de agentes de leitura e de bibliotecas escolares em Gaspar.

 

Mais informações: Coordenadora da biblioteca municipal, Lucia Kistner – 3332.5156