Mutirão realiza teste da orelhinha em bebês de Gaspar
A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no último sábado (26) o mutirão do teste da orelhinha em bebês que aguardavam na fila de espera no município. Foram realizados 16 atendimentos durante toda manhã na Policlínica Dr. Valmor Beduschi.
O pai da Victória Spengler levou a filha para fazer o teste e saber se a saúde da pequena estava em dia. “Tenho um problema auditivo que é de nascença, como consequência, tomei muitos remédios e fiquei com medo que minha filha pudesse ter o mesmo diagnóstico. Logo após o exame conferimos que ela está com a saúde perfeita e não terá sequelas no futuro,” completa o pai André Leonardo Spengler.
Já para a avó do Victor Henrique, o teste é de extrema importância para o crescimento sadio do neto. “No meu tempo não existia este tipo de exame, as crianças cresciam e os problemas aumentavam. Hoje não, está tudo mais moderno e diferente. Minha filha e eu sairemos daqui sabendo que nosso pequeno está saudável e forte,” ressalta a avó, Fabiana Hening.
O mutirão é realizado por intermédio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação. A pasta da Educação disponibilizou um fonoaudiólogo. Os exames continuarão a ser realizados nos próximos sábados, dias 9 e 23 de setembro.
“A prevenção é o melhor meio que temos para evitar problemas nos decorrer dos anos. O teste da orelhinha é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição e deve ser feito o quanto antes. Após a sua realização, já é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente,” afirma a secretária de Saúde, Maria Bernadete Tomazini.
Além da força tarefa, os exames também serão feitos com o recém-nascido no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Desta forma, a mãe já sairá com vacinas e todos os testes preconizados pelo Ministério da Saúde que são os testes da orelhinha, olhinho e coraçãozinho. Com o serviço disponível logo depois do nascimento, o município garante uma atenção mais completa ao recém nascido, além de prevenir problemas futuros.
Teste da Orelhinha
Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. O bebê já escuta desde muito pequeno, antes mesmo de ser erguido em sua apresentação ao mundo. É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem.
Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações. O exame logo ao nascer é imprescindível para todos os bebês, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.
Fácil, rápido e sem dor: o Teste da Orelhinha é realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor e não machuca, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos.
Mais informações: Secretária de Saúde, Maria Bernadete Tomazini – 3703.3700