Show de integração entre alunos, pais e professores no 1º Café, Artes & Poesia da Escola Ervino Venturi

Aconteceu na última sexta-feira (1/9), o 1º Café, Artes & Poesia, no Salão de Festas da Igreja Senhor Bom Jesus, no bairro Santa Terezinha, na comunidade da Escola Ervino Venturi. O evento contou com a integração dos alunos, pais e profissionais da educação da unidade de ensino.

O projeto do recital é desenvolvido no educandário desde o início do ano. A professora regente Margarete Soares, é a coordenadora da ação com o apoio dos professores suporte Ademir da Silva Borges, Nayara Dall Olmo, agente de biblioteca Bárbara Bencke e a Arte Educadora, Zaira Maria Batista. Toda equipe, juntamente com os alunos do segundo ano A e B, apresentaram várias poesias para o público.

Além destas ações e intenso aprendizado, em reunião com os pais e os professores foi lançado o desafio de cada mãe e pai escolher uma poesia e, juntamente com seus filhos, participassem do recital subindo ao palco para declamar ou dramatizar. Houve pais que realizaram a missão sozinhos e outros contaram com o apoio dos professores.  No entanto, o desafio foi vencido, os pequenos e seus pais deram um verdadeiro show.

“O objetivo deste trabalho é oportunizar conhecimentos relativos ao texto literário entendendo as partes que o compõem: versos, estrofes e na alfabetização valores sonoros, rimas, leituras, dicção e jogo de memória para recitação,” ressalta a coordenadora do projeto, Margarete Soares.

Ao todo foram apresentadas vinte poesias de autores como Cecília Meirelles, Ruth Rocha, Vinícius de Moraes, Jane Emirene, Dilan Camargo e Robert Cat Miau. Houve também obras autorais como a do casal Valter e Josiane, pais do aluno Noan Siqueira. Os três surpreenderam o público com figurino indígena confeccionado por eles e a poesia “Um dia na aldeia”.

“Criatividade, interação e integração. Elementos que mostram o quanto a comunidade escolar está unida. As apresentações surpreenderam o público. Precisamos cada vez mais incentivar a participação dos pais na vida dos filhos dentro da escola. Assim, conseguimos agregar ainda mais no desenvolvimento dos alunos,” avalia a secretária de Educação, Zilma Benevenutti.

O professor Neivaldo da Silva, coordenador pedagógico da escola, elogiou muito o sucesso do recital e a integração entre escola e família. Por fim, a palavra passou à professora Margarete Soares, servidora do município de Gaspar há 28 anos. Visivelmente emocionada, ela agradeceu o apoio de todos, principalmente das crianças e da parceria que possui com os pais desde o ano passado. “Quando os pais ou responsáveis pelas crianças se envolvem com o aprendizado, eles participam, ajudam a estimulá-los. O resultado é o que vimos nesta noite. Belas apresentações, muito afeto e educação”, afirma a coordenadora do projeto.

Para encerrar o evento, foi servido um delicioso café realizado através do apoio dos pais, ao som de música ao vivo, apresentada pela Arte Educadora Zaira Maria Batista, que subiu ao palco para interpretar em voz e violão sucessos da MPB.

 

Mais informações: Secretária de Educação, Zilma Benevenutti – 3331.1900