Dia da Árvore é marcado por ações especiais em Gaspar
O Dia da Árvore começou especial em Gaspar. O sol marcou presença durante a data, o que ajudou na realização de diversas atividades na cidade. Logo pela manhã, às 8h30, uma equipe da Superintendência do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável acompanhada da Superintendência da Defesa Civil, realizou a limpeza das margens de um trecho do Rio Itajaí-Açu.
A ação contou com a participação 25 pessoas, com seis embarcações, e começou pela região da rua Vidal Flávio Dias, no Belchior Baixo, e seguiu rio abaixo até o bairro Centro, próximo à Ponte Hercílio Deeke. Foram recolhidos cerca de dois mil litros de lixo. Entre os materiais estão pneus, ventilador, garrafas pet, sucatas de metal, pia, bicicleta e tubos. Todo resíduo foi encaminhado ao Samae, que é responsável pelo gerenciamento dos resíduos sólidos do município.
“Neste Dia da Árvore nosso foco é a conscientização da população sobre o destino correto do lixo e o respeito à preservação da nossa mata. Nesta data, precisamos principalmente alertar as pessoas, afinal, são as árvores que melhoram a qualidade do ar, também fornecem alimento, e servem de morada para diversos animais,” ressalta o superintendente do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rafael Weber.
No período da tarde, houve distribuição de 200 mudas de árvores nativas da região, como palmito Jussara, pitanga, jabuticaba, ingá, bacupari, uvaia, amarelinho, ipê branco e amarelo e cereja do rio grande. As plantas são provenientes de compensação de corte de árvores nativas que foram autorizadas no município.
A administradora, Machielli Patricia Rossognol, aproveitou a tarde de sol para pegar as plantas. “Sempre que eu tenho oportunidade aproveito para levar as mudas para casa. Considero um ato de amor poder plantar as árvores no meu jardim. Lá em casa, tenho ajuda da minha mãe da minha filha, assim nos divertimos e ajudamos o meio ambiente,” diz.
“Estava pelo Centro e aproveitei para levar as mudas. Liguei para minha sogra e vi quais ela queria. Vou levar para ela plantar no quintal duas árvores que no futuro darão frutos e sombra”, ressalta o vendedor, Robertson de Souza
Também à tarde, 25 alunos do terceiro ano da Escola Ervino Venturi, no bairro Santa Terezinha, homenagearam o Dia da Árvore. Os estudantes plantaram duas mudas, da mesma remessa das que serão doadas pela Prefeitura Municipal, na rua Artur Poffo. O projeto de pavimentação da via conta com a arborização nos canteiros do passeio.
Para a diretora da escola, Maria Rosali da Costa, a ação ajudará na conscientização dos pequenos. “As crianças estão muitos felizes, pois estudam o meio ambiente na escola e hoje eles irão vivenciar esse conhecimento através do plantio dessa árvore, que é na rua da escola”. “Eu adorei plantar a árvore e estou ansiosa para ver as flores daqui uns meses,” diz Ana Carolina Aparecida Vieira, aluna.
Mais informações: Superintendente do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rafael Weber – 3331.1888