Censo Agropecuário 2017 inicia esta semana em Gaspar
A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, comunica que iniciou nesta segunda-feira (2/10) o Censo Agropecuário 2017 em todo país, inclusive no município. Em Gaspar, dois recenseadores do IBGE visitarão todos os 800 estabelecimentos agropecuários da cidade até fevereiro de 2018.
O objetivo do Censo é mostrar a realidade da produção agropecuária brasileira, algo que não é amplamente realizado há 11 anos, quando ocorreu a última edição da pesquisa. O IBGE ainda realiza outros levantamentos, como a Produção da Pecuária Municipal, a Produção Agrícola Municipal e as Trimestrais da Agropecuária: o Censo, no entanto, é a única que recolhe dados de todos os estabelecimentos produtores, além de servir como subsídio para as outras. Por isso, tem a abrangência de um retrato do campo brasileiro.
Os dois recenseadores em Gaspar visitarão todas as áreas rurais do município. As visitas também acontecerão em bairros como o Centro, onde há estabelecimentos com atividades agrícolas.
Os profissionais estarão identificados com o traje do IBGE, crachá com QR Code (o código poderá ser lido pelo celular e redirecionará diretamente para o site do IBGE, que fará a checagem), bolsa e equipamento eletrônico.
“É importante lembrar que o questionário que será feito nos estabelecimentos gasparenses está disponível no site do IBGE Censo Agro 2017. Desta forma, as pessoas poderão verificar antes as perguntas e já adiantar as respostas que envolvam dados ou números, o que irá agilizar os atendimentos. Vale ressaltar ainda que a coleta será realizada digitalmente através de dispositivos móveis,” reforça o secretário de Agricultura e Aquicultura, André Waltrick.
Para maior segurança da população, o crachá do recenseador contará com dados como nome completo do profissional, número da matrícula, identidade e validade das informações ali constantes e foto.
Recenseadores em Gaspar:
William José Pianezzer
Paulo Ailson Daboit
Calendário do Censo Agro
Coleta de dados: de outubro de 2017 a fevereiro de 2018
Apuração e análise dos dados: a partir de março de 2018
Divulgação dos resultados: a partir de maio de 2018
Mais informações: Secretário de Agricultura e Aquicultura, André Waltrick – 3332.2990