Prefeitura de Gaspar participa da Campanha do Outubro Rosa
Durante o mês de outubro, a Prefeitura Municipal de Gaspar participa da Campanha Outubro Rosa, movimento que visa divulgar o combate e prevenir o câncer de mama. Ações alusivas ao tema, como a iluminação do prédio da prefeitura e atendimento diferençado nas unidades de saúde estão confirmadas para outubro.
Por meio da Secretaria de Saúde, as Unidades de Estratégia de Saúde da Família e o Programa de Saúde da Mulher, que tem a sala de atendimento na Policlínica Municipal, estarão focados nos dois principais exames de prevenção da saúde da mulher, o auto-exame das mamas e o exame citopatológico, mais conhecido como exame preventivo de colo uterino.
As Unidades de Estratégia de Saúde da Família estarão abertas no sábado dia 21 de outubro, das 8h às 15h para realização do exame preventivo de colo uterino, e as profissionais das unidades atenderão a comunidade com orientações de como realizar o auto-exame das mamas, além de orientações obre a saúde da mulher em geral.
Já as unidades de Estratégia de Saúde da Família do Centro, Bela Vista e Lagoa não atenderão no dia 21 de outubro. Os três locais realizarão outras ações especiais durante o mês.
Unidade de Saúde |
Exames |
Atendimento |
ESF Centro |
Coleta do exame citopatológico e orientação sobre o autoexame das mamas |
Segundas-feiras das 16h30 às 19h (demanda espontânea) |
ESF Bela Vista |
Coleta do exame citopatológico e orientação sobre o autoexame das mamas |
Quartas-feiras das 16h30 às 18h30 (agendamento prévio) |
ESF Lagoa |
Coleta do exame citopatológico e orientação sobre o autoexame das mamas |
Dias 5, 11, 19 e 25, o atendimento será das 16h30 às 18h (agendamento prévio e demanda espontânea) |
Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas, referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e outros, surgiu posteriormente. Foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Fonte: www.outubrorosa.org.br
Mais informações: Secretária de Saúde, Maria Bernadete Tomazini – 3703.3700