Gaspar é candidata a sediar os Jogos Abertos da Terceira Idade e Moleque Bom de Bola em 2018

                 A Prefeitura Municipal de Gaspar protocolou na Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte, em Florianópolis, a candidatura para ser cidade sede dos Jogos Abertos da Terceira Idade – Jasti para maio de 2018. Gaspar está competindo com as outras quatro cidades, Videira, Joaçaba, Gravatal e Rio do Sul.

                Na terça-feira (17), técnicos da Fundação Catarinense de Desporto estiveram em Gaspar para avaliar as estruturas onde as competições devem acontecer. O diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, José Carlos de Carvalho Junior, acompanhou a visita. “Eles gostaram muito do que viram por aqui, especialmente o Centro de Convivência do Idoso, que já é considerado um possível local de alojamento, caso a cidade seja escolhida para sediar os jogos”.

                A escolha da cidade sede dos jogos será realizada pelo Conselho Estadual de Desporto, no mês de novembro em Lages, no mesmo período em que acontecem os Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC. O prefeito Kleber Wan-Dall irá até a serra catarinense para realizar a defesa da candidatura. De acordo com o prefeito, incentivar o esporte na terceira idade é apenas uma das ações que a gestão prepara para promover ainda mais as atividades para este público. “Gaspar conta com uma população idosa ativa e ávida por atividades, por isso criamos a assessoria da Terceira Idade, e temos muitos planos para este público”, complementa o prefeito. Desde o início do ano, a assessoria da Terceira Idade, iniciou um convênio que promove aulas de natação para a melhor idade. Outro projeto reúne os idosos para fazer o artesanato que fará parte da decoração da Praça Getúlio Vargas no período natalino.

                Em 2017, os Jasti aconteceram em Blumenau e reuniram cerca de 2.600 participantes. A cultura esportiva e de integração não seriam as únicas beneficiadas com a vinda dos Jasti para o município. A rede hoteleira de Gaspar ficaria com os 1.266 leitos ocupados durante uma semana e outras cidades vizinhas também seriam contempladas com os competidores e acompanhantes. De acordo com o diretor de Turismo de Gaspar, Noberto Mette, este tipo de evento gera uma visibilidade positiva para o setor. “Quem vai participar das competições, geralmente não vem sozinho, e os acompanhantes além de torcer pela vitória dos atletas, acabam fazendo um turismo paralelo, que gera renda e visibilidade para a cidade.”, destaca.

JASTI

                Os Jogos Abertos da Terceira Idade foram criados em 2008 com o objetivo de estimular a participação do idoso em atividades esportivas e ampliar as perspectivas e qualidade de vida. Além disso, os jogos visam contribuir para projetar a imagem do idoso em nossa sociedade, conquistando respeito das demais gerações. Fortalecer novas formas de participação da pessoa idosa no convívio social, valorizando a troca de experiências entre quem participa e resgatar a autoestima para melhor convívio social também são finalidades dos jogos.

                As modalidades esportivas no Jasti são: bocha, bolão 23, canastra, dominó, truco, dança de salão, dança coreografada e dança folclórica. O público são pessoas acima de 60 anos.

                Os Jasti são disputados nas etapas classificatórias, microrregional e estadual, tendo em média oito mil participantes de 222 municípios catarinenses.

 

MOLEQUE BOM DE BOLA

                Durante os JASC em Lages, o Campeonato “Moleque Bom de Bola” também terá a cidade escolhida para ser sede da disputa estadual, que acontece em novembro de 2018. Os jogos reúnem jovens com até 14 anos, em 32 equipes femininas e masculinas, de futebol de campo.

                Gaspar também estará no páreo para receber o evento, neste caso concorre com a cidade de Quilombo, que fica no oeste do estado e tem cerca de 10 mil habitantes.

 

Mais informações: diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, José Carlos de Carvalho Junior – 3332-2679 / diretor de Turismo, Norberto Mette – 3331.6389.