5º Festival Literário de Gaspar leva cerca de 300 pessoas a Biblioteca

Olhares curiosos, atenção concentrada nas histórias e lotação completa. Assim foi a abertura do 5º Festival Literário de Gaspar, que aconteceu na manhã desta segunda-feira na Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin.

Manuela Helena Schneider, de cinco anos, estava na plateia com a turma da Escola Educacional Infantil Mundo Feliz, ela assistiu atenta as histórias do contador e revelou qual seu livro preferido. “Eu adoro os livros da Fada do Dente, quando meu dente caiu, eu deixei embaixo do travesseiro, foi bem legal, a fada do livro me deixou um presente.”, contou a pequena leitora.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall ações como esta são fundamentais para incentivar a leitura e formar um cidadão mais culto. “A literatura transporta todos a um lugar melhor e cheio e conhecimento. Temos a obrigação de incentivar as gerações mais novas a conhecer e se encantar com este mundo sensacional da leitura”, concluiu.

A coordenadora da biblioteca, Lucia Kistner, comemorou o primeiro dia do evento, “Estamos na quinta edição do Festival, e ele nos surpreende a cada ano. As crianças e jovens são ávidos por este tipo de evento e isso nos motiva a melhorar cada vez mais a qualidade do que é apresentado a eles.”, comemora Lúcia.

 

Festival Literário

 

O evento aberto gratuitamente à comunidade seguirá recheado de atrações até 11 de novembro. Durante os dias de festival, a programação será realizada tanto na biblioteca municipal, quanto em praças e nas unidades de ensino.

Logo após a solenidade oficial de abertura, o público poderá contar com a apresentação do espetáculo de contação de histórias “Um, Dois, Três: Canto e Conto Com Vocês,” interpretado por Emiliano Daniel de Souza, que é bacharel e licenciado em Letras, especialista  em Contação de História e Literatura Infantojuvenil e mestre em Literatura Inglesa e Língua Correspondente.

A 5ª edição também contará com a experiência literária “O Mágico de Oz, venha ler e descobrir este clássico da Literatura Mundial”, apresentada pelo professor e doutor Cleber Fabiano da Silva, que fará a primeira apresentação desta forma de leitura de um filme na cidade. A apresentação será às 18h30, de segunda-feira, no auditório da Escola Norma Mônica Sabel.

O Festival Literário deste ano tem o tema “Leituras Cruzadas” e a programação conta com diversas atrações como apresentações culturais, espetáculo de contação de histórias e o 17º Concurso de Declamação de Poesia. Muitas atrações são inéditas como o Espetáculo Cirandinha Brincadeiras Musicais, com Nana Toledo.

Os estudantes de Gaspar ainda poderão acompanhar durante o festival a BiblioBike. Apaixonada por livros, a chapecoense Camila Miotto uniu o amor pela leitura e por bicicletas e desenvolveu o projeto da BiblioBike, uma biblioteca itinerante sobre uma bicicleta. A ideia veio em 2015, quando Camila sentiu a vontade desenvolver alguma forma de fomento à leitura e propagação cultural.

Haverá ainda a Feira Literária do projeto “Semear Leitores” que é uma parceria do município com a Fundação Bunge. A feira do Semear Leitores é resultado do trabalho realizado pelos profissionais das Escolas de Educação Básica Aninha Pamplona Rosa e Angélica Souza Costa, unidades atendidas pelo projeto.

Vale lembrar que as atividades da necessitam de agendamento prévio dos estabelecimentos de ensino. Algumas ações já estão com as inscrições encerradas. Mais detalhes sobre os agendamentos podem ser obtidos na biblioteca municipal pelo telefone (47) 3332.5156. O horário de atendimento é 8h às 12h e das 12h30 às 18h30.

O 5º Festival Literário Cidade de Gaspar “Leituras Cruzadas” é uma realização da Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, Diretoria de Cultura e Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin, com apoio do Sesc e Fundação Bunge.