Aberto edital para contratação de projetos para a implantação do Anel de Contorno Viário Urbano
O tema mobilidade urbana tem aparecido com muito mais frenquência nos últimos anos na maioria das rodas de conversa. Pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, todos fazem parte do trânsito, e precisam conviver em harmonia. A mobilidade urbana, nada mais é, do que a condição em que se realiza o deslocamento de pessoas e cargas dentro do espaço urbano de um município.
O assunto tem gerado discussões em relação às melhorias da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas, que priorize o transporte coletivo e os não motorizados. Além da elaboração de novas rotas alternativas que ajudem na fluidez do trânsito.
Pensando na mobilidade urbana do município, a Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Planejamento Territorial, abriu nesta quarta-feira (25), o edital para contratação da empresa que fará os projetos para a implantação do Anel de Contorno Viário Urbano do município.
O traçado do Anel de Contorno Viário Urbano do Município de Gaspar compreende oito trechos, que iniciará na Avenida Deputado Francisco Mastella junto ao acesso à Ponte do Vale e tem seu término na Rua Anfilóquio Nunes Pires, no bairro Bela Vista, no limite com o município de Blumenau.
A empresa vencedora da licitação será responsável por elaborar o projeto conceitual, ou seja, definirá o melhor traçado dos corredores e os estudos de viabilidade técnica do Anel de Contorno Viário Urbano, de toda a extensão de quase 21 quilômetros e do projeto executivo de três trechos e dois ramais, que representam aproximadamente 7,24 quilômetros da primeira etapa, o que possibilitará o desvio do tráfego de passagem da região central do município.
Nesta fase inicial, serão executados os projetos pertencentes ao Trecho Dois, que faz a ligação da Avenida Frei Godofredo com a Avenida Deputado Francisco Mastella; Trecho Quatro, que faz a ligação da rua São Bento com a rua Rodolfo Vieira Pamplona; do Ramal 6R2, que fará a ligação da rua Prefeito Leopoldo Schramm com a rua Leopoldo Alberto Schramm, onde está prevista uma ponte que ligará as duas vias sobre o Ribeirão Gaspar Grande; por último o Trecho Sete e Ramais, que farão a ligação entre a rua Prefeito Leopoldo Schramm e rua Anfilóquio Nunes Pires, nas proximidades do entroncamento com a Estrada Geral Águas Negras. Ainda dentro do projeto, há previsão de oito interseções que contemplam trevos e rotatórias que irão melhorar a fluidez do tráfego e a segurança.
“O Anel de Contorno Viário Urbano criará alternativas para que os moradores da cidade possam se locomover de um bairro para outro sem precisar passar pelo centro, que é atualmente o ponto mais crítico. Hoje, tanto o trânsito da comunidade local, quanto de quem vive em cidades vizinhas, passa pelo centro. Nosso objetivo é melhorar a mobilidade urbana de Gaspar”, explicou o prefeito Kleber Wan-Dall.
Após a assinatura da Ordem de Serviço, a empresa vencedora da licitação terá 60 dias para entregar o projeto do Trecho Dois, 120 dias para os Trechos Quatro e Ramal 6R2 e 180 dias para o Trecho Sete e Ramais. O custo total previsto do projeto do Anel de Contorno Viário Urbano de Gaspar é de R$ 649.768,60.
O Edital da Tomada de Preço foi publicado no site da Prefeitura Municipal nesta quarta-feira (25). A primeira fase da licitação ocorrerá no dia 27 de novembro, para habilitação das empresas participantes do certame. Vencida esta etapa, o próximo passo é a avaliação técnica, e por último, abertura das propostas de preço. A Prefeitura Municipal espera concluir todo processo até 15 de dezembro.
A realização do Anel de Contorno Viário Urbano é uma realização da Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Planejamento Territorial, Secretaria da Fazenda e Gestão Administrativa e Procuradoria Geral do Município.
Mais informações: Secretário de Planejamento, Alexandre Gevaerd, 3331.1874