Servidores participam de encontros para a elaboração do novo Plano de Cargos e Salários
A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria da Fazenda e Gestão Administrativa, iniciou no mês de outubro encontros com os servidores municipais efetivos para debater o PCCS, Plano de Cargos, Carreiras e Salários. As reuniões são mediadas pelos profissionais do Programa de Residência e Gestão Municipal, ENA; servidores efetivos da Prefeitura e representantes do Sindicato.
Dentre as diversas iniciativas administrativas e estratégicas implementadas pela atual gestão municipal está a necessidade de atualização do atual plano, vigente desde 1992. Com 25 anos, desde a última atualização, o PCCS não é mais compatível com os desafios organizacionais da Prefeitura Municipal.
A identificação desta incompatibilidade levou o município a iniciar um processo interno de discussão, com a institucionalização de um Grupo de Trabalho que envolve diversas categorias funcionais e representantes sindicais. A elaboração do novo PCCS foi incluída entre os objetivos estratégicos, dada a sua importância à efetividade das ações de gestão de pessoas. Com isso, iniciou-se com o diagnóstico e a descrição dos atuais cargos da Prefeitura, o que vem sendo realizado com a participação dos servidores efetivos, em reuniões em vários locais, para levantamento das atribuições dos cargos.
Além desta importante etapa está a decisão de contratação de uma assessoria para a continuidade dos trabalhos, que envolve a estruturação das tabelas e regramento. A necessidade da contratação está alicerçada na necessidade de se obter orientações técnicas especializadas para construção de uma política estratégica de gestão de pessoas efetivas e alinhada com as peculiaridades e estratégias da gestão municipal.
“Com a atualização do PCCS junto ao servidor, estamos valorizando o trabalho efetuado por cada profissional. Além disso, incluímos todos neste importante momento de discussão. Desta forma, saberemos de cada um de maneira atualizada quais as reais atribuições e deveres das funções,” avalia o secretário da Fazenda e Gestão Administrativa, Carlos Roberto Pereira.
Há também, de acordo com os encontros, a necessidade de se criar um conjunto de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento institucional e uma política e gestão de pessoal baseadas em ferramentas, mecanismos e metodologias modernos, eficientes e focados no desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais.
Respeitando duas premissas básicas: Meritocracia e Eficiência, o plano busca atingir a excelência dos resultados em todas as áreas. A elaboração do Plano de Cargos tem a expectativa de trazer resultados na elevação do nível de satisfação dos servidores com perspectivas de aprendizagem e crescimento e, por conseguinte, a ascensão da qualidade do desempenho institucional.
Ações que integram diversos setores e servidores municipais são realizadas desde o início do ano. O objetivo é capacitar os servidores para que troquem experiências e assim estejam cada vez mais qualificados para desempenhar as funções.