Superintendência do Belchior já emitiu mais de 20 carteiras de identidade
Desde o dia 10 de novembro, o Distrito do Belchior conta com mais um serviço que facilitou a vida dos moradores da região. A emissão da carteira de identidade, documento de extrema importância e necessário para todo brasileiro. Até então, a comunidade do Belchior precisava se deslocar até o Gascic, no Centro, para solicitar o RG.
Em duas semanas, mais de 20 pessoas procuraram pela Superintendência do Belchior para pedir a emissão da carteira de identidade. A descentralização fez com que os moradores pudessem atualizar seus documentos. É o caso da Aurea Plebani Scaburri e do Valdir Scaburri.
Para o aposentado Valdir, que mora há cerca de 60 anos no bairro, levar este serviço ao Belchior foi uma ótima ideia que ajudará a comunidade. “Nunca foi feito nada assim por aqui. Eu não tinha tempo de ir para o Centro fazer isso. Agora consegui fazer perto de casa. Finalmente alguém está pensando no povo do nosso bairro. Ainda tem muita coisa para ser feita daqui para frente, mas esse foi um bom começo e vai ajudar muito os moradores,” afirma.
A dona de casa, Aurea Plebani Scaburri, diz que o serviço perto de casa facilita a vida de quem mora no Distrito do Belchior. “A ideia de oferecer este serviço de renovação da identidade foi excelente. Acredito que há muitas pessoas no nosso bairro, principalmente idosas, que estão com a identidade vencida, mas não têm tempo para ir até a região Central de Gaspar ou, em muitos casos, nem sabem como e onde fazer a renovação. Agora, com o serviço sendo oferecido diretamente no bairro, facilitará muito para todos. Meus sogros são exemplos. Eles estavam com o documento vencido há vários anos, mas no primeiro dia do serviço fizeram questão de ir até a Superintendência e ficaram muito felizes em poder fazer esse procedimento perto de casa. O atendimento foi muito bom e só temos a agradecer,” conclui Aurea.
O horário de atendimento ao público para a solicitação do documento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para fazer o RG, tanto a primeira quanto a segunda via, é preciso estar munido com:
– Uma foto 3×4 (atual nos padrões exigidos por Lei);
– CPF;
– Solteiros: certidão de nascimento (documento em bom estado de conservação);
– Casados: certidão de casamento (documento em bom estado de conservação);
– Divorciados e viúvos: Certidão de casamento com averbação (documento em bom estado de conservação);
– Comprovante de residência com CEP;
– Carteira de Trabalho: caso queira incluir o número do PIS na Identidade (opcional).
– Crianças menores de 16 anos deverão obrigatoriamente estar acompanhadas pelo Responsável Legal, e este, deverá estar munido com o documento de identidade.
– Para a segunda via no Estado, é cobrada uma taxa de R$ 34,97, a qual a guia de pagamento será emitida no momento do atendimento.
O prazo de entrega do documento de identidade é de 25 a 30 dias após o pagamento da taxa. Depois de pronto, o processo passa por outros trâmites até chegar à Superintendência.
Procon no Belchior:
A comunidade do Belchior também conta com o serviço do Procon. O órgão em Defesa do Consumidor atende aos moradores na Superintendência do Belchior a cada 15 dias, sempre nas sextas-feiras, das 13h30 às 16h30.
As principais reclamações do Procon de Gaspar tem sido sobre telefonia celular e atendimentos bancários. Os consumidores do Belchior podem procurar pelo órgão munidos com documentos pessoais e comprovante de residência.
Vale lembrar que o posto central do Procon funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e fica localizado na Rua Mario Vanzuita, 60, no Centro, o telefone é o 3332.9539.
Agricultura
Na área da agricultura, além do ITR (Imposto Territorial Urbano), os moradores do Belchior têm agora a possibilidade de consultar outros serviços como o CCIR (Cadastro de Imóvel Rural), cancelamento de imóvel rural, pedido de certidão de aposentadoria, GTA (Guia de Transporte Animal), cadastro de animais e todos os assuntos pertinentes ao INCRA e Imóvel Rural.
Antes, a comunidade do Distrito tinha que procurar a Secretaria da Agricultura, mas através de uma parceria os atendimentos ocorrem agora na Superintendência do Belchior. Desta forma, facilitando os processos para os moradores do bairro.
Para receber o atendimento, o morador deverá procurar a Superintendência, munido de todos os documentos necessários. Os serviços serão realizados a cada 15 dias, nas quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.
Mais informações: Superintendente do Belchior, Raul Schiller – 3332.6038