Mais de 300 pessoas acompanharam a abertura do “Gaspar Natal em Festa”
Embalados pelas canções natalinas, pouco a pouco o público se acomodou na Praça Getúlio Vargas, no Centro, na noite desta quarta-feira (22). Todos estavam ansiosos para o grande momento da noite, o acendimento das luzes da Árvore de Crochê. Mais de 300 pessoas acompanharam a abertura oficial do “Gaspar Natal em Festa”.
O evento começou com a apresentação da Banda São Pedro, que tocou diversas músicas natalinas. A cantora gasparense, Ariadna Costa Gonçalves, encantou adultos e crianças com sua voz marcante. Em seguida, o grupo de Flautas do Colégio Uni, sob regência do professor Felipe Santiago, apresentaram três canções que deixaram os familiares emocionados.
A estudante da Escola Frei Godofredo, Viviane Busbello, declamou com frases fortes a poesia “Natal”, de Bráulio Bessa. A música “White Christmas” foi interpretada pelo cantor Felipe Santiago. Na sequência, o aluno Enzo Adriano de Paulo, da Escola Frei Godofredo, comoveu o público ao cantar “Natal Todo Dia”.
Nem os pingos de chuva que caíram durante as apresentações espantaram o público. O clima natalino era mais forte, por isso, logo as nuvens passaram, e o céu de Gaspar ficou iluminado, cheio brilho. O prefeito Kleber Wan-Dall, acompanhado do diretor-presidente da Círculo/SA, José Altino Comper, acenderam juntos a iluminação da Árvore de Crochê. O momento teve como trilha sonora as músicas natalinas apresentadas pela Fanfarra da Escola Arnoldo Agenor Zimmermann.
“Este é, sem dúvida, um momento que ficará marcado na história do município. A decoração é exclusivamente gasparense, desde a matéria-prima, até as mãos, que crochetaram com tanto carinho cada enfeite. Agradecemos a cada voluntária que dedicou parte do seu tempo a este projeto,” enfatiza o prefeito, Kleber Wan-Dall.
O prefeito, ainda ressalta que a programação seguirá durante o mês de novembro e dezembro em Gaspar. “O ‘Gaspar Natal em Festa’ terá atrações para toda família. Este é um período de celebração e união das pessoas e dos moradores. Teremos ainda concertos, shows natalinos, desfile e a tão esperada chegada do Papai Noel,” conclui.
As fotos da abertura do “Gaspar Natal em Festa” estão disponíveis na página da Prefeitura Municipal de Gaspar.
A Árvore de Crochê
A Figueira, árvore localizada no centro da Praça Getúlio Vargas, foi plantada no dia 21 de setembro, de 1938, pelo prefeito da época, Leopoldo Schramm. Para este Natal, a árvore foi decorada com peças exclusivas feitas com lã, doada pela têxtil Linhas Círculo de Gaspar. A mão de obra para produzir os sinos, bonecos de neve e anjos é exclusivamente gasparense.
Cerca de 70 mulheres, voluntárias do Centro de Convivência do Idoso do município, trabalharam constantemente durante 4.760 horas para crochetar cada peça. Entre as mulheres estão cinco netas e uma bisneta de Leopoldo Schramm, que ajudaram a fabricar a decoração natalina.
Foram utilizados 640 novelos de lã para produzir as 320 peças, que juntas, somam aproximadamente 130 quilômetros de linha, a mesma distância entre Gaspar e a capital do Estado, Florianópolis.
A neta do ex-prefeito, Meri Dalva Eberhardt Schramm, ficou emocionada ao ver a árvore iluminada. “É uma alegria fazer parte deste momento. Junto com outras mulheres, nos unimos este ano para produzir as peças. Cada linha, cada ponto feito por nós, tem uma história cheia de amor e carinho,” ressalta.
Programação
Dia 25 – sábado
– Natal no Belchior
O evento será realizado na Igreja Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A missa acontecerá às 19h. Logo em seguida haverá a apresentação do Coral Canção e Vida, do bairro Bela Vista, às 20h. Já às 20h45 será a chegada do Papai Noel ao bairro.
Dia 26 – domingo
– Show Natalino da Escadaria da Matriz
O evento acontecerá na escadaria da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo a partir das 20h.
Apresentações:
– Orquestra de Câmara do CESCB (Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque), sob regência de Sérgio Westrupp. A orquestra apresentará “Suítes da Espanha e América Latina”, “Pout Pourri de Natal Alemão”, “Pout Pourri Natal Leste Europeu” e “Pout Pourri Natal Americano e Inglês.”
– Coros: Coro Misto Santa Cecília, Coral Amor e Esperança, Coral Bom Jesus, Coral Santo Antônio e Coro da Igreja Luterana de Gaspar. Haverá a apresentação das músicas “Bate o Sino”, “Primeiro Natal”, “Cristo Nasceu” e “Glória in Excelcius Deo”.
– Coros Infantis: Estudantes das Escolas Mário Pederneiras, Zenaide Schmitt Costa, Norma Mõnica Sabel, Ana Lira e Colégio Me. Francisca Lampel. Serão apresentadas as canções “Feliz Natal” e “Vem Chegando o Natal”.
– Quartetto Vocalle com Paula Tessarolo, Celine Gaertner, Eusébio Tomio e Cristof Oberziner, que cantarão as músicas “Cantique de Noel” (solo Paula), “Alorche a Betleme” (dueto Paula e Celin), “Tu cendi dalle stelle” e “El nascimiento” (solo Paula).
– Piano com Dayro Borhausen
– Declamação da poesia “É Tempo”, pelo estudante, Luis Felipe Sasse da Escola Frei Policarpo
Trânsito:
Por conta das apresentações do Show Natalino da Escadaria da Matriz no domingo (26), e para gerar mais segurança ao público que prestigiará o evento, o trânsito sofrerá alterações. A rua Coronel Aristiliano Ramos será interditada a partir das 17h, no trecho entre a rua Dr. Nereu Ramos, próximo a subida do Morro da Igreja, até o entroncamento com rua São Pedro. Na outra margem do rio, o trânsito seguirá somente até a rotatória, onde a entrada para a ponte estará bloqueada.
O trânsito será liberado após o evento. Agentes da Superintendência de Trânsito estarão no local para orientar os condutores.
Os motoristas que precisam acessar o bairro Margem Esquerda deverão obrigatoriamente utilizar a Ponte do Vale como rota alternativa. A rua do Morro da Igreja estará com o trânsito liberado para a passagem de veículos.