Gaspar realiza ações de prevenção ao vírus HIV

     O estado de Santa Cataria ocupa o segundo lugar no ranking com pessoas portadoras da Aids, são 31,9 casos a cada 100 mil habitantes. O vírus é um inimigo antigo da sociedade, desde a década de 80, quando houve o primeiro caso registrado no mundo. Atualmente, no município de Gaspar há 328 pacientes em tratamento.

 

     Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, a Prefeitura Municipal de Gaspar por meio da Secretaria da Saúde, busca fortalecer a prevenção contra o HIV/Aids, realizando orientações, testes rápidos e a distribuição de preservativos.

 

     A primeira providência ao descobrir que é portador do vírus é agendar uma consulta médica com um infectologista, para solicitação dos exames comprobatórios e a indicação do tratamento.

 

     Para a realização dos exames é necessário portar um documento com foto. Crianças menores de 13 anos precisam estar acompanhadas dos pais ou por um responsável. Os testes podem ser realizados na policlínica, no setor do SAE ou em qualquer unidade de saúde do município. O resultado do teste leva em torno de 15 minutos.

 

    Para levar ainda mais informações a Secretaria de Saúde promove palestras sobre infecções sexualmente transmissíveis, que são realizadas pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Empresas e organizações podem procurar pelo serviço gratuitamente e agendar as palestras. Para mais informações sobre esse serviço basta entrar em contato pelo telefone 3703-3700.

 

     Para Jicéli Petró, Diretora Geral dos Serviços de Vigilância em Saúde, a conscientização e a educação sobre os danos que o vírus do HIV traz à saúde é de vital importância, assim é possível realizar os devidos cuidados, a fim de prevenir a contaminação. “As pessoas acabam esquecendo que a prevenção, principalmente através do uso de preservativos no sexo seguro, ainda é a forma mais eficaz para evitar o HIV” comenta.

 

     Os preservativos estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde do município.

 

O que é o vírus HIV?

 

     A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O HIV ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Como esse vírus atinge as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de uma simples gripe a uma infecção mais grave.

 

Transmissão

 

     O HIV, vírus causador da Aids está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno. A doença pode ser transmitida de várias formas:

– Sexo vaginal, anal e oral sem o uso de preservativo;

– Geneticamente de mãe infectada para filho durante a gestação, parto ou amamentação – a chamada transmissão vertical;

– Uso compartilhado de seringas ou agulhas contaminadas;

– Transfusão sanguínea com sangue contaminado pelo vírus;

– Instrumentos não esterilizados que furam ou cortam.

 

Diagnóstico

  

     É realizado a partir da coleta de sangue. Existem exames laboratoriais e testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, coletando uma gota de sangue. Esses testes são oferecidos gratuitamente pelo SUS.

 

Tratamento

 

     O acompanhamento periódico com profissionais da saudade e a realização de exames são fundamentais para o tratamento. O portador apenas começará a tomar os medicamentos antirretrovirais quando os exames clínicos e de laboratório indicarem a necessidade. O tratamento com os medicamentos diminui a multiplicação do vírus e recupera as defesas do corpo. Durante o tratamento a pessoa com Aids pode e deve levar uma vida normal, sem abandonar a sua vida afetiva e social – trabalhar, namorar, beijar, praticar sexo seguro (sempre com camisinha), passear, se divertir e fazer amigos.

Fonte: DiveSC

Mais informações: Secretaria de Saúde, Maria Bernadete Tomazini e/ou Diretora Geral de Vigilância em Saúde, Jiciéli Petró – 3703-3700