II Fórum Municipal de Piscicultura de Gaspar aconteceu nesta terça-feira (28)

     A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Gaspar e a Aquipar, com apoio da Epagri e Das Bier, realizou nesta terça-feira (28) o II Fórum Municipal de Piscicultura de Gaspar.

 

     O evento aconteceu na cervejaria Das Bier, no Belchior Alto, e reuniu mais de 40 pessoas, entre técnicos de instituições públicas, produtores, presidentes de associações voltadas ao cultivo de peixe orgânico, técnicos da EPAGRI e representantes e alunos do Instituto Federal de Santa Catarina de Gaspar e Itajaí.

 

     A programação da segunda edição do fórum teve o foco para os negócios agroecológicos. Na ocasião, foi apresentado o Projeto de Cultivo de Peixe com Certificação Orgânica, realizado pela Secretaria de Agricultura e Aquicultura e IFSC, em parceria com o Pesque e Pague Schmitt, e coordenado pela Professora Graciane Pereira, do Instituto Federal.

 

     O projeto Peixe Orgânico consiste na criação de peixes com alimentos naturais, e não com rações a base de soja, como é feito na maioria das criações.  O projeto tem parceria com uma empresa certificadora, que está dando o respaldo para a certificação orgânica do peixe.

 

     A programação também contou com a participação do pesquisador da Epagri e médico veterinário, Jorge de Matos Casaca, promotor da temática no Estado, que realizou uma palestra sobre o planejamento da piscicultura com enfoque ecossistêmico.

 

     Na continuidade do evento, a Associação Catarinense de Aquicultores (ACAQ), com apoio do IFSC e os representantes das outras entidades presentes, promoveu uma capacitação em planejamento e definição de propostas a nível estadual para o desenvolvimento da piscicultura.

 

     O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, Henrique da Silva Pires, acredita que o evento traz uma abordagem diferente para o assunto. “A intenção é mostrar a questão do meio ambiente, integração do homem com o peixe, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável”, ressalta.

 

     Ainda de acordo com o engenheiro agrônomo, a produção do peixe orgânico prima pela segurança alimentar, com menos impacto ambiental e pela lucratividade para quem produz o peixe orgânico.

 

     O prefeito Kleber Wan-Dall esteve presente no fórum, junto a diretores do IFSC, e ressaltou a importância das parcerias entre as instituições na busca do desenvolvimento do meio rural. “Eventos como este são fundamentais para a nossa cidade, pois traz o conhecimento e tecnologia para perto dos produtores locais. A administração é parceira do projeto e fica extremamente orgulhosa do pioneirismo que ele tem no país”, destaca o prefeito.

 

     Mais informações: Secretário de Agricultura e Aquicultura, André Waltrick / engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, Henrique da Silva Pires – 3332.2990