Loteamento Margem Esquerda recebe projeto Comunidade em Ação
A manhã de sábado (2), foi de atrações e atividades para a comunidade do Loteamento Margem Esquerda em Gaspar. O projeto que realizou a terceira edição e a última do ano, levou aos moradores atividades artísticas, orientações de saúde e segurança, oficinas educativas, além de outros serviços.
O “Comunidade em Ação” é uma realização da Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria de Assistência Social, e conta com a participação de todas as secretarias municipais, além de entidades e instituições do município. O secretário de Assistência Social, Ernesto Hostin, considera o projeto consolidado em Gaspar. O “Comunidade em Ação nasceu com o objetivo de envolver a comunidade com os serviços existente na cidade e integrar os cidadão, cumprimos esse papel, realizamos três edições em 2017 e para o ano que vem já temos quatro edições confirmadas, a primeira delas será mais uma vez no Residencial Milano, onde existe o maior número de pessoas em vulnerabilidade social no município.”, completa.
Os moradores do loteamento tiveram oportunidade de conhecer e atividades desenvolvidas nos Cras de Gaspar, como no Cras Silvio Schramm que realizou oficina de pintura de rosto e bolinhas de sabão. O Centro Educativo Maria Hendricks ofereceu oficina de pulseiras de macramê. Na tenda do Creas, os moradores e puderam conferir atividades lúdicas como jogos e oficinas de papelaria. Serviços e atividades municipais também estiveram presentes no evento como a Defesa Civil, Samae, Procon e Sine. A Biblioteca Municipal Dom Daniel Hostin participou com oficina de guirlandas e contação de histórias infantis.
Entidades gasparenses estiveram presentes no evento como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Pastoral da Criança e Conferência Vicentina. A Polícia Militar participou com pista de trânsito educativa em que as crianças receberam orientações e dicas de segurança do trânsito, a PM também levou um stand para promover o Proerd, e fez o maior sucesso com a criançada com sorteio de camisetas e do Leãozinho mascote do projeto.
Os Bombeiros realizaram atividades e palestras sobre segurança domiciliar, exposição de equipamentos e viaturas. Dois grupos de motociclistas participaram desta edição, os Abutres Moto Clube e o Moto Clube Escorpiões da Estrada. Cerca de 30 voluntários se revezaram no preparo e distribuição de cachorro quente e suco. Foram servidos cerca de 500 lanches. Para o integrante do Abutres Moto Clube, Douglas Theiss que é morador do bairro atividades como estas fazem a diferença na sociedade. “Nosso grupo realiza atividades sociais por todo país, participar deste projeto é muito significativo para nós, é gratificante ver a alegria das crianças”. O grupo também viabilizou a participação de um salão de cabeleireiros que trouxe quatro profissionais que realizaram corte de cabelo e barba de forma gratuita à comunidade.
Para o morador Ricardo Planca o “Comunidade em Ação” foi muito bem vindo à comunidade. “Foi um momento importante para aproximar nós moradores do poder público, assim podemos entender como funcionam os serviços e participar cada vez mais do que é realizado no município.”, avalia.
Mais informações: Ernesto Hostin, secretário de Assistência Social – 3397-1094