Segunda edição da Campanha de Castração Solidária beneficia quase 100 animais
A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, realizou nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro, a segunda edição da Campanha de castração solidária em cães e gatos sem raça definida de até 20 quilos do município.
Nos quatro dias, foram realizadas cirurgias de contracepção em 98 animais. Foram 68 cães, sendo 63 fêmeas e 5 machos, e 30 gatos, 26 fêmeas e 4 machos. A primeira edição, realizada em outubro, castrou 90 cães e gatos. “A primeira etapa do projeto foi um sucesso, por isso investimos na segunda edição, que teve um resultado ainda maior e atingiu as expectativas de todos os envolvidos, inclusive da população”, explica o secretário de Agricultura e Aquicultura, André Pasqual Waltrick.
A contracepção foi realizada na clínica apoiadora do evento, Animallis Care, em parceria com a clínica Saúde Animal de Blumenau, e contou com o apoio da Associação Gasparense de Amparo e Proteção Animal (Agapa) e Hachi ONG – Proteção Animal.
Entre os quase 100 animais que receberam a esterilização cirúrgica está Jade, uma gata de um ano de idade. A tutora do felino, Camila Senem, vê a castração como um ato de amor. “É dar mais tranquilidade ao animal, é diminuir a chance de alguma doença se desenvolver, só tem a contribuir com ela”, comenta. Apesar de Jade ser agitada e brincalhona, está se recuperando bem. “A operação foi rápida e a recuperação está sendo tranquila, apesar de ser difícil mantê-la em repouso. A equipe a tratou muito bem, com paciência e dedicação”, acrescenta Camila.
Paralelo à campanha de castração, a Secretaria de Agricultura e Aquicultura, também realizou um trabalho de chipagem nos animais castrados, doando o microchip que foi implantado. “Desta forma será possível ter o controle dos cães e gatos que receberam esse benefício, para cadastramento e controle, a fim de serem identificados em caso de fuga ou abandono”, ressalta o secretário.
Ações futuras
Para dar continuidade ao controle de animais, será realizado, em 2018, o “Censo Animal Canino e Felino”. O levantamento será feito através de questionários que serão aplicados pelos agentes de saúde do município. “Sabemos que cada fêmea produz em média de 5 a 6 filhotes por ano, com esse controle estaremos preventivamente impedindo o risco de abandono desses animais”, explica André. Ainda entre as ações realizadas em 2018, está a castração de todas as fêmeas que estão abrigadas nos três abrigos voluntários que existem em Gaspar. “O projeto tem como principal objetivo a educação da população para a guarda responsável do seu animal, controle de zoonozes e bem estar animal”, comenta.
A Secretaria de Agricultura e Aquicultura de Gaspar continuará com o Projeto da Castração Solidaria de cães e gatos. A terceira edição do projeto será realizada no mês de março de 2018, com data a ser definida.
Mais informações: Secretário de Agricultura e Aquicultura, André Waltrick – 3332.2990