Prefeitura trabalha na recuperação dos estragos provocados pela chuva

                O elevado volume de água que caiu no fim da tarde desta terça-feira (16), na região do Vale do Itajaí resultou em muitas ruas alagadas e deslizamentos em Gaspar.

                O acumulado de chuva em 24 horas registrou 100 milímetros, em apenas uma hora choveu 66 milímetros. A Defesa Civil registrou 28 ocorrências, duas delas foram encaminhadas ao Corpo de Bombeiros e outras duas para a Celesc. A equipe de plantão da Defesa Civil, formada por servidores municipais e voluntários, atendeu 24 ocorrências, entre elas alagamentos, deslizamentos de encostas, quedas de muro, em todos os bairros da cidade.

                O abrigo da Paróquia Santa Terezinha foi acionado e 13 pessoas passaram a noite no local, que contou com apoio de profissionais da Secretaria da Assistência Social. O Ditran e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos realizam na manhã desta quarta-feira (17), vistorias e trabalham na recuperação de vias públicas.

                O bairro Gaspar Alto ainda está com dificuldades no acesso. Uma equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e a Celesc estão no local para liberar a entrada e realizar o conserto nos postes.

                O prefeito Kleber Wan-Dall acompanhou a situação durante a madrugada e convocou uma reunião com os secretários municipais para esta manhã. “Estamos focados na recuperação e no atendimento as pessoas atingidas. Reforçamos as equipes de recuperação para os próximos dias.”, afirma o prefeito, que também comentou sobre o grande volume de chuva. “Choveu muito em pouco tempo, nenhum sistema de escoamento conseguiria dar conta de tanta água, mas o importante foi que não houve feridos, vamos trabalhar para recuperar os estragos”, conclui.

                O coordenador da Defesa Civil, Rafael Araújo de Freitas, trabalha no levantamento dos danos e faz um apelo à comunidade, para que repasse através do fone 199 ou pela página do órgão no Facebook, as ruas que tiveram registros de alagamento para auxiliar neste levantamento. “A participação popular neste momento é muito importante, precisamos das informações dos moradores para poder fazer um levantamento correto e podermos usar estes dados no futuro para prevenção”.

                A previsão da Epagri/Ciram é de que as pancadas de chuva continuem ocorrendo nos fins de tarde nos próximos dias. Por isso é importante a atenção da comunidade.

 

Mais informações: Rafael Araujo de Freitas, coordenador Defesa Civil, 3331.1899