Agricultores gasparenses conhecem novidade no cultivo de arroz

   Na última quinta-feira (22), agricultores de Gaspar estiveram presentes no lançamento do cultivar de arroz especial para preparo de risotos: o SCS123 Pérola. O evento aconteceu na Estação Experimental da Epagri em Itajaí, referência na pesquisa de arroz irrigado no país.

   No lançamento, os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer a campo esta nova opção de plantio. O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas entre técnicos, pesquisadores, diretores da Epagri, agricultores, além de secretários municipais de diversas cidades de nosso estado e demais autoridades.

   A Secretaria Municipal de Agricultura e Aquicultura, em parceria com a Epagri, organizou transporte para levar os agricultores do município, facilitando o acesso ao evento.

Sobre o arroz Pérola:

   O arroz Pérola vem sendo desenvolvido pela Epagri desde 2007. Ele é especial para confecção de risotos por suas características peculiares, como o formato e a textura, que o tornam mais capaz de absorver sabores adicionados no preparo culinário.

   Entre as novidades que se destacam, está a arquitetura mais moderna da planta, que é mais baixa, tem maturação uniforme e bom perfilhamento. As plantas de arquitetura convencional, mais altas e com panículas mais abertas, estão mais sujeitas à queda e ao ataque de pássaros, por exemplo.

   Outra vantagem para o produtor é o grande valor agregado de arrozes especiais para risotos. O produtor já estabelecido de arroz comum que queira plantar o Pérola não vai precisar fazer nenhuma adaptação no seu modo de produção, já que o manejo das duas plantas é idêntico. Ele só vai precisar encontrar mercado para escoar seu produto diferenciado.

Fonte: Governo do Estado

 

Mais informações: Secretário de Agricultura e Aquicultura, André Waltrick e Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, Henrique da Silva Pires – 3332.2990