Projeto de revitalização da Rua Bonifácio Haendchen começa a ser executado

    A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Planejamento Territorial, comunica que o projeto de revitalização de 3990 metros da Rua Bonifácio Haendchen, no Belchior Alto, está em andamento.

    Na última quinta-feira, dia 1, a via passou pelo processo de medição. Esta fase dos trabalhos compreende o detalhamento de locais em que será feito o recuo de muros e cercas, para que os dois passeios, ciclofaixa, pista e baia de ônibus possam ser executados com as larguras definidas no projeto. A medição contou com a participação da presidente da comissão de moradores que acompanha esta revitalização, a vereadora Franciele Back.

Histórico

    O planejamento da obra foi concebido em 2016, mas ficou inviável economicamente. Por esse motivo, no ano passado, a Secretaria de Planejamento Territorial recomeçou o estudo da obra, analisando novas possibilidades de largura de passeio, largura de pista, de localização de baia e de drenagem. O estudo foi finalizado no final de 2017, chegando a um novo conceito que está sendo executado este ano.

    O projeto prevê o alargamento e execução de passeios de três pontes sobre o Ribeirão Belchior. Essa melhoria visa garantir mais segurança e dar caminhabilidade aos pedestres e ciclistas. Duas rótulas também estão previstas e serão instauradas no trecho de quase quatro quilômetros que será beneficiado. Uma na confluência da Rua Bonifácio Haendchen com a Rua Heldo Florentino Wan Dall, que dá acesso a Blumenau, e outra na confluência da Rua Bonifácio Haendchen com a Rua José Patrocínio, a qual dá acesso a várias cascatas.

    Para concepção do projeto, a Prefeitura conta com a assessoria de empresa especializada. “Sem o auxílio da empresa, a secretaria não teria condições para definir alguns aspectos da obras, principalmente sobre a pavimentação e a drenagem”, explica oSecretário de Planejamento, Alexandre Gevaerd.

    Uma das alternativas para baratear o projeto foi o ensaio de viga benkelman, realizado na quinta-feira (22). O planejamento inicial previa a retirada de todo o paralelepípedo da via, o que agregaria no valor final, mas com este ensaio foi possível confirmar que é possível aproveitar a estrutura de paralelepípedos como base para colocar o asfalto, sem que seja necessário retirá-los.

Prazos

    A previsão é de que em abril o projeto esteja completamente concluído, para ser possível dar entrada na Caixa Econômica Federal, que é o órgão responsável pela análise e aprovação do projeto. Depois de aprovação, será aberto um processo licitatório. Se tudo correr bem com os prazos de licitação, recurso e ordem de serviço, a probabilidade é grande de que as obras na via possam iniciar ainda neste semestre.

Mais informações: Secretário de Planejamento, Alexandre Gevaerd – 3331.1873