Ações buscam simplificar o processo de abertura de empresas em Gaspar
A prefeitura de Gaspar, em conjunto com o Sebrae/SC, está trabalhando em uma série de ações para simplificar o processo de abertura de empresas no município. A criação de um comitê de desburocratização e consultorias são algumas das medidas adotadas até o momento.
Segundo o agente de desenvolvimento e coordenador do Espaço do Empreendedor, Claudionei de Oliveira, reuniões extraordinárias ocorrem para dar agilidade aos trâmites de abertura de novos negócios. Ao mesmo tempo, ajustes em três leis municipais – ambiental, de tributação e planejamento – estão sendo estudados para permitir o processo. Com isso, o município conseguirá reduzir de 10 dias para 48 horas o prazo de espera para a abertura de empresas.
“A partir do próximo mês teremos no Espaço do Empreendedor o banco do empreendedor, no qual quatro bancos vão oferecer microcrédito para os empresários da cidade. Além disso, uma parceria com o Sescon garantiu a presença de um contador durante meio período para tirar as principais dúvidas”, explica.
Os reflexos das ações, de acordo com o agente de desenvolvimento Eduardo Pedrini, já são percebidos: “Só do início do ano até agora, 112 novos negócios foram abertos no município e 336 novos empregos foram gerados, contra 140 no mesmo período em 2017. Ano passado Gaspar ficou em 10° lugar na geração de empregos com o montante de 653 vagas preenchidas e batendo o recorde de 684 empresas abertas. Sem dúvida isso demonstra esse trabalho interno para a desburocratização.”
As ações adotadas pelo município fazem parte do programa Cidades Empreendedoras do Sebrae/SC e que a prefeitura aderiu no ano passado. Uma consultora da entidade acompanha todos os passos na busca pela desburocratização.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Cidade Empreendedora é um programa do Sebrae que busca a transformação econômica de municípios voltado para a gestão pública e lideranças locais (prefeitos). Ele tem como foco melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, fazendo com que os benefícios da Lei Geral das MPEs sejam implantados no município.