Assinada ordem de serviço para elaboração do Plano de Cargos e Salários da Prefeitura de Gaspar
O Prefeito Municipal Kleber Edson Wan-Dall assinou na manhã desta quinta-feira, dia 12, a ordem de serviço para elaboração do Plano de Cargos e Salários da Prefeitura de Gaspar. O plano busca definir regras claras para a evolução dos servidores dentro da Administração Municipal. A medida visa impedir discrepâncias entre salários de servidores e a estagnação de carreiras, além de diminuir os entraves administrativos, atuando como uma ferramenta de apoio geral à gestão do município.
De acordo com o prefeito, não há atualmente métricas para medir o progresso do servidor, resultando apenas em alterações pontuais, mas sem existir um processo uniforme e justo para todos. “Esta é uma evolução que trará benefícios para todos, servidores efetivos, sindicato, comissionados e comunidade. É por isso que todas as partes estão se envolvendo no processo e uma empresa especializada foi contratada para elaborar o estudo de viabilidade do plano”, explica o prefeito. Mais da metade dos servidores já foram ouvidos no processo, seja através do sindicato ou de grupos de trabalho, que deverão se intensificar nos próximos meses, para que todos tenham voz.
O trabalho se divide em quatro etapas principais: revisão da estrutura de cargos, de remuneração, de carreira e de desempenho. Tudo se inicia com uma análise completa para realizar a revisão detalhada dos cargos disponíveis na Administração Municipal. Concomitantemente a isto, a revisão de remunerações também se faz necessária, visando identificar adicionais, abonos, gratificações e outros, que acabam modificando o salário base sem um controle mais rígido das finanças do Município.
A etapa seguinte é a análise de uma possibilidade de mobilidade de cargos e salários dos servidores, verificando quais os critérios de meritocracia. Desta forma seria possível identificar, dentro do quadro funcional da Prefeitura, quais os servidores que merecem destaque, seja com progressão de cargo, aumento no ganho financeiro ou replicando seus conhecimentos nas equipes de trabalho.
O próximo passo é a construção de uma ferramenta de avaliação dos servidores, uma forma de identificar quais servidores apresentam melhor desempenho. Com estas análises será possível assegurar que o crescimento se dará para o servidor que apresentar resultados benéficos à comunidade como um todo, e não como forma de premiar indivíduos específicos por motivos alheios à capacidade profissional.
O contrato junto à Veli RH, nome fantasia da FK Assessoria e Consultoria Empresarial, vencedora da licitação, tem duração de 12 meses. Ainda assim, de acordo com Werner Kurth, diretor executivo da empresa, a entrega das análises pode acontecer já a partir do oitavo mês de trabalho. O custo do contrato é de R$ 149 mil.