Simulado Integrado de Resposta a Desastres encerra semana com saldo positivo

     Após três dias intensos de atividades, o Simulado Integrado de Resposta a Desastres encerrou as atividades na tarde desta quinta-feira, dia 17. A última reunião do GRAC – Grupo de Ações Coordenadas, aconteceu nesta manhã. Ao todo foram atendidas 21 ocorrências.

 

     Durante os treinamentos, foi simulado que o rio Itajaí-Açú chegou a atingir 11,40 metros no município, gerando ocorrências de inundações, queda de árvores, explosão em fiação, pontes destruídas e deslizamentos de terra. Cerca de 10 pessoas ficaram desabrigadas. O município ainda contabilizou 5 vítimas fatais e 12 pessoas feridas, que foram encaminhadas para atendimento médico. O abrigo localizado na empresa Bunge foi ativado no dia 15 de maio e seguiu aberto até o final do simulado para receber os desabrigados.

 

     O Prefeito Kleber Wan-Dall comenta sobre a atuação do município durante o simulado, “Foram dias intensos que trouxeram muitos aprendizados. Em situações como essas, precisamos atender a população com agilidade e organização. Uma grande oportunidade de avaliar os pontos que precisamos melhorar e fortalecer o nosso Grac”, reforça.

 

     Já o Superintendente de Defesa Civil, Rafael Araújo de Freitas, destaca o reconhecimento que a Defesa Civil de Gaspar obteve no simulado. “Fomos reconhecidos pelo Estado e pelos municípios vizinhos em relação à organização e resposta que o município proporciona no gerenciamento de riscos, principalmente com a grande equipe de voluntários que possuímos. Sempre há pontos a melhorar e o simulado nos mostrou isso. Agora vamos avaliar e montar estratégias para corrigir as falhas e sempre melhorar o atendimento à população”, explica.   

 

    O Simulado Integrado de Respostas a Desastres foi organizado pelo Exército Brasileiro em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina. Participaram do treinamento, a Prefeitura de Gaspar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Ditran, Jipe Clube, PBX Clube e voluntários.

 

Mais informações: Superintendente de Defesa Civil, Rafael Araújo de Freitas, 3331.1899