Estudo analisa o desenvolvimento econômico de Gaspar para o futuro

   A Prefeitura Municipal de Gaspar, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, informa que, durante a semana passada, foi realizada em Gaspar a Análise Situacional do Município. A análise é a fase introdutória do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, e valoriza a pluralidade de ideias e leituras e permite assimilar pontos de vista diversos, substituindo o tradicional diagnóstico Municipal. Esta é a terceira etapa de sete etapas previstas para implantação do programa.

 

   Esta análise foi apresentada na última quinta feira, dia 17, e além de dados estatísticos e econômicos, ela usou como base 101 entrevistas realizadas durante a semana com lideranças e pessoas conhecedoras da economia local, empresários e empreendedores.

 

Nesta apresentação foram destacados pontos fortes, fraquezas, ameaças e oportunidades que serão muito importantes para implementação de um Plano de Desenvolvimento Sócio Econômico com sustentabilidade. Esse plano busca implantar projetos com visão de pelo menos 20 anos. O secretário de desenvolvimento econômico, renda e turismo Celso de Oliveira destaca que o município em grande oportunidade de chegar em 2034, ano em que a cidade completa 100 anos, com padrões de desenvolvimento econômico diferenciados.

 

Sobre o Programa de Desenvolvimento Econômico Local

   O Programa de Desenvolvimento Econômico Local visa mensurar o potencial econômico do município. Também tem como objetivo instituir um modelo de gestão capaz de contribuir para a economia local, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável. Além disso, o programa ainda visa criar um clima propício para o crescimento da economia local e atrair novos investidores, interagindo com o setor produtivo, diversificando a economia e possibilitando a sustentabilidade do município e, em segunda instância, a região.

 

Mais informações: Secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Celso de Oliveira.