Turma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSC é a primeira de um curso superior a se formar no município de Gaspar
Os formandos do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) entraram para a história do Câmpus e da cidade. Eles são a primeira turma a se formar em um curso superior presencial no município e no Câmpus Gaspar. A cerimônia foi realizada na última sexta-feira, dia 10, às 19h no auditório do Câmpus Gaspar. “O curso superior veio de um processo de verticalização do técnico em Informática e vem atender a uma demanda do arranjo produtivo local de tecnologia da informação e comunicação”, explica a diretora-geral do Câmpus Gaspar, Ana Paula Kuczmynda da Silveira.
Além do pioneirismo do curso na cidade, Análise e Desenvolvimento de Sistemas se destaca pelo alto índice de empregabilidade dos alunos ainda durante o curso. “Há uma série de empresas de tecnologia da informação e comunicação na região e elas oferecem oportunidades de estágios e empregos para nossos alunos. Já nas primeiras fases do curso, os alunos têm a oportunidade de fazer estágio e muitos deles são contratados após poucos meses”, avalia a coordenadora do curso, Daniela Sbziera.
O formando Maycon Felski atua há três anos como programador e foi um dos muitos alunos do curso que foi efetivado após fazer estágio. “A demanda por profissionais nesta área na região é alta e o IFSC tem se tornado uma referência na formação de bons profissionais. Em poucos meses de estágio, muitos alunos foram efetivados. Eu vejo que o IFSC foi uma das primeiras instituições de ensino a investir no município. O que tem atraído muitas pessoas a virem morar na região.”
O formando Jeferson Kamigashima conta que entrou no curso sem ter contato algum com a área e com uma ideia diferente. “Eu imaginava que iria aprender a arrumar computador e me surpreendi com o curso. Ele é muito voltado para o mercado de trabalho, eu no terceiro semestre do curso já tinha conseguido emprego na área. O que me fez deixar a carreira de vendedor. Quando eu fui efetivado na empresa onde trabalho hoje como programador, meu salário aumentou 5% do que eu ganhava antes como vendedor e neste ano tive um aumento. Hoje ganho 12% a mais do que ganhava antes.”
Os formandos Wagner de Souza e Michel Martins começaram a sua história no Câmpus Gaspar ainda no curso técnico concomitante em Informática. Após terminarem o curso, eles resolveram aprofundar seus estudos na área e fazer o curso superior. Agora esperam ansiosos por uma pós-graduação na área. “Eu costumo dizer que o IFSC mudou a minha vida e faço questão de recomendar a instituição. Eu sou morador de Ilhota e não teria condições de pagar para estudar em uma faculdade. Trabalho no setor de desenvolvimento de softwares de uma empresa especializada em transporte de produtos químicos e posso dizer que tudo o que aprendi no IFSC, principalmente com banco de dados e programação, eu aplico 100% no meu dia a dia de trabalho”, explica o formando Wagner de Souza.
Michel Martins atua como programador após fazer estágio e ser efetivado na empresa onde trabalha em Blumenau. “Antes de ser programador, eu trabalhava no ramo têxtil. Eu vejo que o IFSC foi um divisor de águas tanto para mim quanto para a região ao ofertar ensino de qualidade e gratuito. O curso tem uma estrutura excelente e os professores são sensacionais. Quando eu estava fazendo o tcc sempre me vinha na cabeça essa responsabilidade de sermos a primeira turma a se formar em um curso superior na cidade e para mim isso foi um incentivo.”
Mais informações: Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Gaspar, 3318.3700.