Gasparense vai palestrar em Congresso Mundial das Águas no Japão

    Gaspar tem mais um motivo para a se orgulhar. A gasparense Vanessa Fernanda Schmitt vai representar o nosso estado e nosso país no World Water Congress que acontece a partir do dia 16 em Tóquio, no Japão.

 

   A gasparense conta que a oportunidade para participar do Congresso surgiu após palestrar no Fórum Mundial da Água que aconteceu este ano em Brasília. No Japão ela participará de várias atividades, vai palestrar no Fórum Mundial de Reguladores e mediará uma mesa de discussões acerca do papel do regulador com profissionais de diversos países com o tema. Além disso, também foi escolhida como líder dos relatores jovens dentro da área de resiliência aos desastres, sendo a única relatora brasileira, no qual elaborará um relatório que posteriormente deve ser publicado pela IWA – International Water Association.

 

   O tema do evento que acontece no Japão é moldando o nosso futuro com a água. Para Vanessa a participação é muito importante para a região. “A água é vida e quando pensamos no futuro, eu acredito que não vamos brigar por armamento bélico, por território, por nada neste sentido, acredito que o maior conflito que enfrentaremos será a questão da água. Compartilhar as experiências, aprender com quem está evoluído e ajudar quem ainda não chegou ao patamar do Brasil. Daqui da nossa região vamos levar o case da nossa bacia onde os municípios trabalham de forma integrada, é uma experiência exitosa que outros países têm muito interesse em conhecer. Mas dentro do Congresso acredito que o principal tema será a resiliência em desastres. Moramos em uma região que tem um histórico. As mudanças climáticas não são mais uma novidade, são uma constatação. Pensar as mudanças climáticas, pensar os desastres e como ser resiliente na questão da gestão da água, garantindo o fornecimento de água, coleta de lixo e uma drenagem eficiente. Ser resiliente a isso é se preparar para o futuro” explica.  

 

  Vanessa ainda conta da sua expectativa para participar do Congresso. “É um momento importante para a minha carreira, pois eu dedico minha vida a estudar saneamento, trabalhar com água e regulação. Levar essa experiência para lá é uma oportunidade muito grande. Vou voltar com muita bagagem e com certeza desafiada a melhorar e trazer para a região e para o país o que podemos aprender lá fora, compartilhando também os bons exemplos que temos por aqui” conclui. 

 

Mais informações sobre o congresso: http://worldwatercongress.org/