Secretaria de Saúde promove roda de conversa sobre a valorização da vida
A Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Saúde e do CAPS, informa que irá realizar uma Roda de Conversa com o Coordenador e Psicólogo do CAPS Adão de Souza Moraes e a palestrante motivacional Andréia França, sobre a valorização da vida. Esse evento será em alusão ao Setembro Amarelo, que é o mês voltado a prevenção ao suicídio. Assuntos como motivação, determinação e superação serão abordados. O evento será no dia 28 de setembro, a partir das 9h, na Praça da Prefeitura.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 pessoas cometem suicídio diariamente no nosso país. Para desmistificar o tabu que envolve esse assunto, o Centro de Valorização da Vida (CVV) iniciou uma campanha de prevenção ao suicídio: o Setembro Amarelo. Essa campanha existe desde 2015 e o objetivo dela é estimular a prevenção do suicídio, engajar a família e os amigos a ficarem atentos as pessoas queridas com quem convivem, ouvindo seus desabafos e incentivando a procura de ajuda.
O coordenador e psicólogo do CAPS Adão diz que existe um número muito grande de pessoas que pensam em suicídio, por isso devemos abordar esse assunto com nossa população para fortalecermos o vínculo e para falarmos sobre a valorização da vida.
Para Andréia França, palestrante motivacional que participará da Roda de Conversa, o nosso bem maior é a vida, por isso devemos valorizá-la.
O Secretário de Saúde, Roberto Pereira, diz que é importante tratar desse assunto pois abre caminhos a quem está passando por dificuldades e procurar por ajuda. “Atualmente contamos com o CAPS como rede de apoio, além de tratamento, a equipe oferece oficinas de artesanato, culinária e caminhadas semanais para a promoção da saúde”, finaliza.
O endereço do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial é na Rua São Pedro, n°250, no Centro de Gaspar. O telefone para contato é o 3332-8219.
Vale lembrar que o Centro de Valorização da Vida (CVV) conta com uma equipe de apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntariamente e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, 24 horas todos os dias, através do número 188.