Oferta de exames de imagem aumenta em 20% em relação a 2017.

   A Secretaria Municipal de Saúde de Gaspar apresentou no dia de ontem, 28 de setembro de 2018, os dados relacionados ao segundo quadrimestre de 2018 conforme determina o art. 36 da lei complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012. Além dos dados financeiros e orçamentários foram apresentados os números relacionados com o absenteísmo (falta dos usuários nas consultas, exames e cirurgias) no âmbito do Sistema Único de Saúde, dados relacionados à produção dos serviços públicos de saúde e os indicadores em saúde.

 

  Em relação ao absenteísmo o Superintendente de Saúde, Willyan Kayser, destacou que nas consultas em atenção básica o absenteísmo esta na faixa de 10%, ou seja, de cada 10 consultas ofertadas uma não ocorre devido a falta de usuários. Já nas especialidades ofertadas na Policlínica Valmor Beduschi, o índice de faltas é maior ainda. Cerca de 21 % das consultas ofertadas não são realizadas devido a ausência dos pacientes. Destaco aqui o alto índice de faltas nas consultas de Neurologia 32% e com Nutricionistas 36%. É preciso que os usuários compreendam que quando deixam de comparecer nas consultas fazem com que outras pessoas deixem de ser atendidas”.

 

  Já na apresentação dos dados de produção, o Secretário de Saúde Roberto Pereira destaca que “em todos os índices estamos conseguindo avançar e aumentar a nossa produção, isso é resultado do Programa Gaspar é Mais Saúde, de maio a agosto só de consultas oftalmológicas foram atendidos 1259 usuários, além do mutirão de cirurgia de cataratas realizado nos meses de agosto e setembro”.

 

Além disso destacamos o aumento considerável na produção de exames de imagem como ultrassonografias, ressonâncias e tomografias, apenas nesse segundo quadrimestre foram realizados mais de 15 mil exames de imagem. Isto representa um acréscimo de20% em relação ao ano de 2017.

 

Ao avaliar os dados apresentados o Prefeito Kleber Edson Wan-Dall parabenizou a toda a equipe da Secretaria de Saúde de Gaspar e reforçou seu compromisso com a saúde pública municipal, “Esses dados mostram que nosso esforço e nossas ações estão dando o resultado que pretendemos. A Saúde é e sempre será nossa prioridade máxima, salvar a vida das pessoas e dar uma melhor condição aqueles que estão acometidos de alguma enfermidade nos motivam a trabalhar ainda mais pela nossa população”.

 

Mais informações: Secretário de Saúde, Carlos Roberto Pereira, 3707.3718.