IFSC tem dois projetos de grande destaque
Durante os dias 2 e 5 de outubro, o Instituto Federal Catarinense – IFSC, campus Gaspar, terá quatro estudantes do ensino médio integrado ao técnico em química representando o município no VII Congresso Latinoamericano de Agroecologia, evento esse que é referência no viés agroecológico, realizado em Guayaquil, no Equador.
As alunas Barbara Kremer Freitas, Danieli Schmitt Tomaz, Heloísa Comelli Grahl e Nathiele Martins dos Santos, juntamente com os professores Andre Becker e Carlos Geovanni Alves Ledra desenvolveram a fórmula de um desodorante artesanal e natural, que tem como características a simples produção e baixo custo.
O projeto contou com o apoio e participação do Programa “Mulheres Sim”, que tem por objetivo valorizar as mulheres, fazer com que elas conquistem a liberdade financeira e tenham pleno acesso aos seus direitos.
Além da representação no Congresso Latinoamericano de Agroecologia, o IFSC também foi destaque em grandes portais nacionais. O professor Leonardo Rauta, junto com as alunas Ana Júlia Volpi, do curso técnico integrado de Informática e Nayane Dal-Ri, do técnico integrado em química desenvolveram um protótipo de Braço robótico microcontrolado.
O projeto foi iniciado em 2017, e aprovado por meio do programa de Apoio ao Desenvolvimento de projeto, afim de receber recursos do IFSC por se tratar de uma pesquisa com princípio educativo.
O protótipo foi idealizado para ser utilizado por indústrias do ramo químico ou automotivo, em lugares insalubres. No total, foram investidos cerca de R$ 1.000,00 no braço robótico, produzido com alumínio. Em setembro de 2018 o projeto foi apresentado no 7º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, em Florianópolis.