Criação do Arquivo Histórico é oficializada durante Noite Cultural

   A história e a cultura de Gaspar terão espaço especial. Na noite de terça-feira, dia 16, a Prefeitura através da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura promoveu a “Noite Cultural” que contou com a oficialização da criação do Arquivo Histórico do Município. Um marco para a cidade sob a supervisão da professora de história Leda Maria Baptista e parceria do Grupo Lince. O Arquivo Histórico de Gaspar nasce com um acervo de mais de 10 mil documentos, entrevistas, filmagens e fotografias que relatam o desenvolvimento do município.

 

   Para a professora Leda a iniciativa é o resgate e manutenção da cidadania. “A história é a identidade da cidade, por isso, é essencial que seja preservada. Esta iniciativa mostra a união entre o poder público e a comunidade para garantir que a população tenha acesso a todo o processo de desenvolvimento de nossa cidade” explica.

 

   A Secretária de Educação Zilma Mônica Sansão Benevenutti destacou no evento que o encontro possibilitou momentos para visitarmos a nossa história e apresentar alguns destaques que identificam nossa cultura, costumes e etnias. “A partir de hoje se tornar público toda essa caminhada histórica e cultural feita com muitas mãos. Um passo importante para a pesquisa científica em Gaspar”.

 

   “A cultura é uma das bandeiras da nossa gestão. Com certeza essa é uma noite que ficará para a história. A criação do arquivo histórico é o resgate da identidade da nossa terra. A busca das origens e o acompanhamento do desenvolvimento da nossa Gaspar. Agradeço à professora Leda, a Diretoria de Cultura e todos os envolvidos neste trabalho tão importante. Estou muito contente em proporcionar ao gasparense ter acesso à história do nosso município” ressalta o Prefeito Kleber Wan-Dall.

 

   A noite cultural contou com apresentações de música, dança de talentos gasparenses. A criação e posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais também aconteceu durante o evento. O Prefeito Kleber Wan-Dall ainda encaminhará à Câmara um projeto de lei com o objetivo de institucionalizar o arquivo histórico, para que a pesquisa e o registro histórico continuem. 

 

   Para garantir a segurança do material, todos itens estão em processo de digitalização e catalogação antes de estar disponível para que a comunidade gasparense possa aproveitar o rico conteúdo.

 

 Mais informações: Diretora de Cultura, Neida Beduschi, 3331.1914