Defesa Civil de Gaspar prepara programação em memória das vítimas de 2008

   Novembro 2008 continua vivo na memória dos gasparenses, como o mês e ano que marcaram a maior catástrofe do município. Pensando na prevenção e resposta rápida à desastres, a Prefeitura de Gaspar através da Superintendência de Defesa Civil preparam uma programação especial para o mês de novembro em memória das vítimas de 2008. Serão palestras, ações preventivas, integração, formações entre outros eventos.

 

   Na próxima quinta-feira, dia 1º, a programação inicia com a abertura oficial da programação, às 9h, no Paço Municipal. No dia 7 de novembro, o geólogo Juarês José Aumond palestra em Gaspar. Já no fim de semana de 10 e 11 de novembro, a equipe da Defesa Civil e os voluntários realizam o primeiro acampamento, com diversas provas e desafios focados em resiliência e resposta às situações críticas.

 

   E dia 22 de novembro fica marcado como o dia em que será entregue para a comunidade o Memorial em homenagem às vítimas da tragédia de 2008. Uma forma do poder público demonstrar seu respeito e carinho aos familiares e às vítimas, para que sejam sempre lembrados. 

 

  O Superintendente de Defesa Civil Rafael Araújo de Freitas comenta a importância da programação para o município. “Essa programação demonstra que a Defesa Civil está sempre atenta e não esquece o evento de 2008. Nosso intuito é divulgar as ações e programas que realizamos no município, focados na prevenção e preparação, com o objetivo de deixar a cidade mais resiliente para responder de forma planejada e organizada a qualquer desastre natural”. 

 

   Já o Prefeito Kleber Wan-Dall lembra que além da memória daqueles que se foram é importante que o município esteja sempre preparado. “Constantemente a equipe da Defesa Civil participa de treinamentos para aperfeiçoar o atendimento em caso de situações críticas. Este ano, atuamos junto ao Exército Brasileiro no simulado de respostas a desastres. Foi um importante aprendizado que somou para Gaspar e toda a região. Não só lembraremos das vítimas de 2008 com dor, estamos buscando melhorar para que tragédias como a daquele ano não se repitam em nossa Gaspar”.

 

 Confira abaixo a programação completa.

 

Mais informações: Superintendente de Defesa Civil, Rafael Araújo de Freitas, 3331.1899.