Secretaria de Saúde realiza vacinação contra febre amarela nas áreas rurais
A Prefeitura de Gaspar informa que desde ontem, as equipes das Unidades de Saúde estão saindo casa a casa para abordar a população rural e aplicar a vacina contra a febre amarela. As equipes iniciaram esse trabalho ontem, dia 25, e irá até na quarta-feira que vem. Inclusive amanhã, sábado (27) as equipes estarão em atividade.
A partir de novembro, Gaspar passa a ser área de recomendação. Porém, a vacina só poderá ser encontrada nas Unidades de Referência, que são: Centro, Santa Terezinha, Belchior, Gasparinho Quadro e Bela Vista. Segundo o Ministério da Saúde, a medida é preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda população em caso de um aumento na área de circulação do vírus.
Segundo o Ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.
O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.Depois de identificar alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas.
Mais informações: Secretário de Saúde, Carlos Roberto Pereira, 3703.3718.