Projeto sobre a Saúde Fértil e Reprodutiva é aprovado pelo Ministério da Saúde

   Equipe da Secretaria de Saúde teve Projeto aprovado pelo Ministério da Saúde. O projeto trata da saúde fértil e reprodutiva e a aprovação dele traz um recurso de 100 mil reais para colocá-lo em prática.

 

   O Ministério da Saúde analisou propostas que visam ampliar e fortalecer a atenção a saúde sexual e reprodutiva das mulheres, em todo seu ciclo de vida e a inclusão de ações estratégicas que envolvam os homens na sua trajetória reprodutiva e sexual visando a promoção da saúde e redução de agravos.

 

   A ideia do projeto, que foi desenvolvido pelo Coordenador da Atenção Básica Arnaldo Munhoz, Diretora das Vigilâncias em Saúde Jicéli Petró, a Analista em Gestão Pública Karita Hernandes e a Assessora de Gestão Pública Luana Bianchet é informar a população em geral sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), gravidez e discutir a sexualidade a partir da visão holística do ser humano para que sejam mitigados quaisquer mitos e crendices sexuais que possam existir.

 

Foram 538 propostas no Sistema, sendo 13 de Santa Catarina e apenas 6 receberão o recurso.

O resultado esperado pelas ações estratégicas do Projeto são:

  • Implementar ações de educação permanente tanto nas escolas, quanto nos Grupos de Idosos para conscientizar os usuários quanto ao uso dos métodos;
  • Implementar ações de educação permanente tanto nas escolas, quanto nos Grupos de Idosos para conscientizar os usuários quanto as Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST;
  • Ampliar a oferta dos testes rápidos nas Unidades de Saúde;
  • Institucionalizar o atendimento ao pré-natal do parceiro;
  • Ampliar a cobertura vacinal dos adolescentes contra o HPV e contra Hepatite B;
  • Articular o Serviço de Atendimento Especializado e as Escolas para potencializar as ações de prevenção para adolescentes e jovens, trabalhando de forma integrada e contínua.

 

   Para o Secretário de Saúde Roberto Pereira, esse projeto é muito importante para a comunidade pois irá trabalhara educação associada a prevenção e a promoção a saúde com a população em geral, oportunizando assim o acesso a informação.

 

Mais informações: Secretário de Saúde, Carlos Roberto Pereira, 3703.3718.