1º Acampamento de voluntários da Defesa Civil aconteceu neste fim de semana
A Prefeitura de Gaspar através da Superintendência de Defesa Civil realizou neste fim de semana, o primeiro acampamento para voluntários. O evento faz parte da programação alusiva aos 10 anos da tragédia de 2008 que assolou o estado de Santa Catarina e principalmente a região do Vale do Itajaí.
Em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar, de Itajaí e Bombeiros Comunitários aconteceu o treinamento de busca, resgate e sobrevivência em ambiente inóspito. Foram ensinadas técnicas de atendimento pré-hospitalar, situações de soterramento e desmoronamento. O treinamento iniciou às 5h de sábado e foi finalizado na manhã de domingo, dia 11. Cerca de 20 voluntários participaram sendo que 16 concluíram o curso.
Segundo o Superintendente da Defesa Civil Rafael Araújo de Freitas, o objetivo foi capacitar pessoas da comunidade para auxiliar equipes de resgate em possíveis situações de desastres. “O treinamento serviu para tornar o município mais resiliente em casos de desastres naturais. A experiência foi muito positiva. É muito bacana ver pessoas superando seus limites de forma voluntária, se dedicando, querendo aprender e fazer algo a mais pela sociedade. Neste fim de semana eles enfrentaram as situações mais inóspitas possíveis. Agora contamos com mais 16 heróis capacitados para auxiliar as equipes de resgate” explica.
A voluntária Rosiane Fernanda Machado, que participou do evento, avalia a experiência do fim de semana. “Achei o treinamento muito bom, muito próximo da realidade que poderemos encontrar. Recebemos as instruções dos monitores, aprendemos, praticamos nos doamos ao máximo. É um trabalho voluntário onde, por livre e espontânea vontade, abrimos mão de estar com nossa família, no aconchego do nosso lar para estarmos preparados em ajudar pessoas que não tiveram o direito de escolha de sair do lar, elas simplesmente tiveram que deixar tudo para trás em busca da sua segurança e de sua família. Abrimos mão de todo conforto do dia a dia que geralmente não nos lembramos de agradecer: um banho quente, cama confortável, roupa limpa e seca para passarmos por uma experiência única que é fazer o bem a alguém que nunca vimos na vida, que não temos laços de sangue ou amizade, mas que vemos como um ser humano que precisa e merece toda ajuda naquele momento”.
O acampamento de voluntários deve se tornar um evento anual no calendário da Prefeitura, assim como novembro passa a ser o mês para lembrar e prevenir tragédias como a de 2008.
Programação
A programação alusiva aos 10 anos da tragédia de 2008 continua até o fim do mês. No dia 20 de novembro acontece no auditório Ditran o lançamento do Programa NUPDECS 2009. Já no dia 22, a Praça Getúlio Vargas recebe a inauguração do memorial em homenagem às vitimas da tragédia de 2008.
Dia 23 é dia dos agentes mirins participarem de um treinamento no Fazzenda Park Hotel. No dia 29, acontece a fiscalização de produtos perigosos. E para finalizar, dia 30 será realizado o simulado de mesa do Grupo de Ações Coordenadas – GRAC.
Mais informações: Superintendente de Defesa Civil, Rafael Araújo de Freitas, 3331.1899.