Projeto Jovens Empreendedores apresenta resultados positivos nas escolas municipais
O JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos é um projeto desenvolvido pelo Sebrae e que está acontecendo em todas as escolas com anos iniciais de Gaspar. O objetivo do projeto é desenvolver nas crianças o empreendedorismo, o trabalho em equipe, organizar e planejar as atividades empreendedoras.
De acordo com a coordenadora dos anos iniciais Roseméri Moser Melato, o programa faz com que as crianças desenvolvam esse espírito empreendedor desde muito cedo e destaca a importância da iniciativa “O JEEP proporciona que o estudante perceba que empreender é algo muito natural desde o início da sua vida escolar. Por isso a importância de atividades como o JEEP acontecer nas escolas com os anos iniciais”, comenta.
Cada estudante participante do programa recebeu uma apostila dividida em várias unidades que trabalham desde questões higiênicas para manipulação dos alimentos até como lidar com a concorrência de mercado. Ao todo são 12 encontros, em que são discutidas ideias e feitas as atividades da apostila, “Por meio de atividades divertidas e lúdicas, o estudante irá aprender a empreender, a montar um negócio, a trabalhar em equipe, entre tantas outras coisas”, conta Roseméri.
A inauguração das iniciativas empreendedoras dos alunos é atividade final, em que são apresentados os resultados dos encontros. Dessa forma, ocorre na escola um dia para os alunos apresentarem e comercializarem seus produtos. A professora do quinto ano da Escola Ervino Venturi, Ida Luciani Scottini avalia como positivo o resultado final do projeto “É uma satisfação muito grande apresentar o resultado final do projeto e ver a evolução dos alunos. O projeto desenvolve nas crianças além do empreendedorismo, o espírito solidário, o trabalho em equipe, a colaboração e o bom atendimento”, avalia.
Para o JEEP acontecer nas escolas os professores participaram durante quatro dias de uma formação com a professora Ida Luciana Martins Noriler enviada pelo Sebrae para realizar a capacitação.
Roseméri afirma que o projeto foi muito significativo para o município e principalmente para todos os envolvidos “O JEPP , nas escolas municipais de Gaspar teve significado para estudantes, professores e familiares, todos buscando os objetivos para chegar na sua meta.”, conclui.
Mais informações: Secretária de Educação, Zilma Mônica Sansão Benevenutti, 3331.1901.